Sobre a episteme comunicacional

Autores/as

  • Muniz Sodré Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i1p15-26

Palabras clave:

communicology, epistemology, autonomy.

Resumen

Este texto dispõe-se a levantar a questão ontológica sobre o fenômeno da comunicação, indagando sobre os fundamentos teóricos de seu discurso. Realiza-se primeiramente a crítica do patamar informacional em que se apóiam os já clássicos estudos de mídia ou as pesquisas sociológicas sobre o campo dos meios de comunicação. Depois, aborda-se a comunicação como uma hermenêutica das novas formas de existência sob a midiatização. E, finalmente, propõe-se a autonomia cognitiva do discurso comunicacional, com um modelo tripartite.

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Biografía del autor/a

  • Muniz Sodré, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e escritor.

Publicado

2007-10-15

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar