Midia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250Palabras clave:
narrativas jornalísticas audiovisuais, metodologia, educação para mídia, ensino de jornalismo, webtvs universitáriasResumen
O artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-06-13
Número
Sección
Em Pauta/Agenda
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Cómo citar
Becker, B. (2012). Midia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. MATRIZes, 5(2), 231-250. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250