Dos meios às mediações: Jesús Martín-Barbero na teoria da comunicação da Unisinos
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p189-202Mots-clés :
Mediação, Jesús Martín-Barbero, meios de comunicação, midiatização, teoria da comunicaçãoRésumé
Este texto, misto de ensaio e memória, procura situar Jesús Martín-Barbero e sua influência no ensino da teoria da comunicação nos cursos de comunicação social no Brasil, tendo como base o trabalho desenvolvido no então Centro de Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). O pensamento de Martín-Barbero é colocado junto com outros pensadores seminais da área na América Latina: Beltrán, Kaplún e Pasquali. Espelha o percurso realizado antes do livro, De los medios a las mediaciones, enfatizando a contribuição fundamental de Jesús Martín-Barbero para o ensino e a pesquisa de comunicação.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BELTRÁN, L. R. Adeus a Aristóteles: comunicação horizontal. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, v. 3, n. 6, p. 5-35, set. 1981.
BRAGA, J. L. Sobre mediatização como processo interacional de referência. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 15., 2006, Bauru. Anais... Bauru: Editora Unesp, 2006. p. 1-16.
DEACON, D.; STANYER, J. Mediatization: key concept or conceptual bandwagon? Media, Culture & Society, Thousand Oaks, v. 36, n. 7, p. 1032-1044, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443714542218
FADUL, A. Cultura e comunicação: a teoria necessária. In: KUNSCH, M. M. K.; FERNANDES, F. A. M. (Orgs.). Comunicação, democracia e cultura. São Paulo: Loyola, 1989. p. 69-85.
FAUSTO NETO, A. Midiatização: prática social, prática de sentido. In: PROSUL: ENCONTRO DA REDE, COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE E SENTIDO, 1., 2005, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005. p. 1-16.
______. Como as linguagens afetam e são afetadas na circulação? In: BRAGA, J. L. et al. Dez perguntas para a produção de conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013. p. 43-64.
FAXINA, E.; GOMES, P. G. Midiatização: um novo modo de ser e viver em sociedade. São Paulo: Paulinas, 2016.
FESTA, R. Comunicação popular e alternativa: a realidade e as utopias. 1984. 290 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Instituto Metodista de Ensino Superior, São Bernardo do Campo, 1984.
GOMES, P. G. A comunicação cristã em tempos de repressão: a história da UCBC de 1970 a 1983. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1995.
______. Tópicos de teoria da comunicação. 2. ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.
______. Mediatization: a concept, multiple voices. Essachess: Journal for Communication Studies, Les Arcs, v. 9, n. 2, p. 197-212, 2016.
HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-91, jan./jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p53-91
______. The mediatization of culture and society. London: Routledge, 2013.
______. Mediatization and cultural and social change: an institutional perspective. In: LUNDBY, K. (Ed.). Mediatization of communication. Berlin: De Gruyter Mouton, 2014. p. 199-226.
KAPLÚN, M. El comunicador popular. Quito: Ciespal, 1985.
KERCKHOVE, D. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.
LIMA, L. C. (Org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MARTÍN-BARBERO, J. Apuntes para una história de las matrices culturales de la massmediación. In: FORO INTERNACIONAL DE LA COMUNICACIÓN SOCIAL: COMUNICACIÓN Y PODER, 1., 1982, Lima. Anales... Lima: IPAL, 1982. p. 1-3.
______. Memoria narrativa e indústria cultural. Comunicación y Cultura, Ciudad de México, n. 10, p. 59-73, 1983.
______. Comunicación y culturas urbanas (projeto). Cali: Universidad del Valle, 1984a.
______. Cultura popular y comunicación de masas. In: INSTITUTO PARA AMÉRICA LATINA. Materiales para la comunicación popular. Lima: Centro de Estudios sobre la Cultura Transnacional, 1984b. v. 3, p. 3-19.
_______. De la comunicación a la cultura: perder el objeto para gañar el proceso. Signo y Pensamiento, Bogotá, v. 3, n. 5, p. 17-24, jul./dez. 1984c.
______. Desafios à pesquisa em comunicação na América Latina. Boletim Intercom, São Paulo, n. 49-50, p. 18-32, 1984d.
______. Pueblo y masa en la cultura: de los debates y los combates. Tarea: Revista de Cultura, Lima, n. 13, 1985.
______. Identidade tecnológica e alteridade cultural. In: FADUL, A. (Org.). Novas tecnologias de comunicação: impactos políticos, culturais e socioeconômicos. São Paulo: Summus, 1986. p. 121-132.
______. La comunicación desde la cultura, crisis de lo nacional y emergencia de lo popular. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, Colima, v. 1, n. 3, p. 45-69, 1987a.
______. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía. Barcelona: Gustavo Gili, 1987b.
______. Crisis en los estudios de comunicación y sentido de una reforma curricular. Diálogos de la Comunicación, Lima, n. 19, p. 24-29, 1988.
______. Comunicación y ciudad: entre medios y miedos. Revista Comunicación, Caracas, v. 18, n. 82, p. 73-77, abr./jun. 1993.
______. Comunicação e cidade: entre meios e medos. Novos Olhares, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 5-9, 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.1998.51305
MARTÍN-BARBERO, J.; GONZAGA MOTTA, L. Comunicación popular y los modelos transnacionales. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, Quito, n. 8, p. 4-11, ago. 1983.
MARTÍN-BARBERO, J.; MIER VEGA, L. J. De la filosofía a la comunicación. Revista Comunicación, Caracas, v. 18, n. 82, p. 70-72, abr./jun. 1993.
MATTELART, M.; MATTELART, A. O carnaval das imagens: a ficção na TV. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1989.
OROZCO-GOMEZ, G. Hacia una dialéctica de la recepción televisiva. Comunicação & Política na América Latina, São Paulo, v. 13, n. 23-25. p. 57-73, 1993.
PASQUALI, A. Sociologia e comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.
VERÓN, E. Esquema para el analisis de la mediatización. Diálogos de la Comunicación, Lima, n. 48, p. 9-17, 1997.
______. La semiosis social, 2: ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidos, 2013. ______. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 13-19, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p13-19
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.