O conceito de hegemonia no percurso dos meios às mediações
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p173-188Mots-clés :
Hegemonia, mediações, comunicação de massa, cultura popular, América LatinaRésumé
O deslocamento teórico-metodológico dos meios às mediações, proposto por Jesús Martín-Barbero, implica a adoção de uma perspectiva na qual a comunicação é associada a processos político-culturais. Nessa abordagem, o conceito de hegemonia ocupa posição central. Este artigo propõe-se a evidenciar como essa contribuição teórica auxiliou no desenvolvimento de uma abordagem original sobre a comunicação de massa na América Latina. Para tanto, inicia com uma explanação sobre a origem do termo e sua apropriação pelos estudos de comunicação e cultura. Em seguida, situa historicamente as pesquisas de Martín-Barbero que introduziram o conceito no continente, possibilitando a compreensão de suas singularidades no livro Dos meios às mediações.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BOBBIO, N. O conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
COSTA, R. M. C. D.; MACHADO, R. C.; SIQUEIRA, D. Teoria da comunicação na América Latina: da herança cultural à construção de uma identidade própria. Curitiba: Editora UFPR, 2006.
COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
COUTINHO, E. G. Gramsci: a comunicação como política. In: COUTINHO, E. G.; FREIRE FILHO, J.; PAIVA, R. (Orgs.). Mídia e poder: ideologia, discurso e subjetividade. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. p. 41-55.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, v. 2.
______. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, v. 3.
______. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, v. 1.
GRUPPI, L. O conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.
KELLNER, D. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001.
MARTÍN-BARBERO, J. Comunicación masiva: discurso y poder. Quito: Editorial Época, 1978.
______. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 2002.
______. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
______. Diversidade em convergência. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 15-33, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p15-33
MATTELART, A.; MATTELART; M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
SILVA, C. E. L. Indústria Cultural e cultura brasileira: pela utilização do conceito de hegemonia cultural. Encontros com a Civilização Brasileira, n. 25, p. 167-194, 1980.
SILVA, M. P. Jesús Martín-Barbero (1937-). In: AGUIAR, L.; BARSOTTI, A. (Orgs). Clássicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 294-310.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.