De mediações em mediações: a questão da tecnicidade em Martín-Barbero
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p155-172Mots-clés :
Materialidade, mediações, tecnicidadeRésumé
Neste artigo será analisada a virada epistemológica proposta por Martín-Barbero ao deslocar sua atenção das mediações culturais da comunicação para as mediações comunicativas da cultura. O foco principal da análise estará concentrado na importância que a noção de tecnicidade – ao lado da institucionalidade, da socialidade e da ritualidade – passou a ter em seu pensamento. A sua noção de tecnicidade será tensionada a partir de certas reflexões produzidas pelos estudos das novas mídias e da materialidade da comunicação.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BASTOS, M. T. Do sentido da mediação: às margens do pensamento de Jesús Martín-Barbero. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 35, p. 86-89, abr. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4096
______. Medium, media, mediação e midiatização: a perspectiva germânica. In: JANOTTI Jr., J.; MATTOS, M. Â.; JACKS, N. (Orgs). Mediação & Midiatização. Salvador: Edufba; Brasília: Compós, 2012. p. 53-77.
BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Charles Baudelaire. In: ______. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 9-101. (Obras Escolhidas, v. 3).
______. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios de literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196. (Obras Escolhidas v. 1).
BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BRAGA, J. L. Circuitos versus campos sociais. In: JANOTTI Jr., J.; MATTOS, M. Â.; JACKS, N. (Orgs). Mediação & Midiatização. Salvador: Edufba; Brasília: Compós, 2012. p. 31-52.
COULDRY, N. Life with the media manifold: between freedom and subjection. In: KAMP, L. et al. (Eds.). Politics, civil society and participation: media and communications in a transforming environment. Bremen: Lumière, 2016. p. 25- 39.
COULDRY, N.; HEPP, A. The mediated construction of reality. Cambridge: Polity Press, 2017.
DALMONTE, E. F. Estudos culturais em comunicação: da tradição britânica à contribuição latino-americana. Idade Mídia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 67-90, nov. 2002.
FINNEMANN, N. O. Mediatization theory and digital media. Communications, Berlim, v. 36, n. 1, p. 67-89, 2011. DOI: https://doi.org/10.1515/comm.2011.004
GENTIKOW, B. The role of media in developing literacies and cultural techniques. Nordic Journal of Digital Literacy, Haia, v. 4, p. 35-52, 2015.
GIRARDI JR., L. Teoria das mediações e estudos culturais: convergências e perspectivas. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 23, p. 117-127, jun. 2009.
______. “Cultural techniques” e a materialidade da comunicação: contribuições para uma “digital literacy”. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS. 26., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2017a.
______. O estranho mundo da informação – e da materialidade – no campo da comunicação. Revista E-Compós, Brasília, v. 20, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2017b. DOI: http://dx.doi.org/10.30962/ec.v20i1.1296
GOMES, I. M. M. Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 111-130, jan./abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8801
GUMBRECHT, H. U. Produção da presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.
GUNKEL, D. J. Beyond mediation: thinking the computer otherwise. Interactions, Bristol, v. l, n. 1, p. 53-70, 2009. DOI: https://doi.org/10.1386/iscc.1.1.53_1
HEPP, A. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 45-64, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p45-64
HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-91, jan./jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p53-91
______. Da mediação à midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, São Paulo, v. 2, n. 3 p. 51-62, jul./dez. 2015.
HOGGART, R. As utilizações da cultura. Lisboa: Presença, 1973.
HOLMES, D. Communication theory: media, technology and society. Londres: Sage, 2005.
JACKS, N. Tendências latino-americanas nos estudos de recepção. Famecos, Porto Alegre, n. 5, p. 44-49, nov. 1996. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2946
LIVINGSTONE, S. On the mediation of everything: ICA presidential address 2008. Journal of Communication, Los Angeles, v. 59, n. 1, p. 1-18, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1460-2466.2008.01401.x
LOPES, M. I. V. Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 65-80, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p65-80
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.
MACKAY, H. (Ed.). Consumption and everyday life. Londres: Sage, 1997.
MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge (MA): MIT Press, 2001.
______. Software takes command. Nova Iorque: Bloomsbury Academic, 2013.
MARTÍN-BARBERO, J. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUZA, M. W. de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 39-68.
______. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1997.
______. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación em la cultura. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 2002.
______. Pistas para entrever meios e mediações. In: ______. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003. p. 11-21.
______. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, D. (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 51-79.
______. Uma aventura epistemológica (entrevista à Maria Immacolata Vassalo de Lopes). MATRIZes, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 143-162, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i2p143-162
MEYROWITZ, J. No sense of place: the impact of electronic media on social behavior. Nova Iorque: Oxford University Press, 1985.
MORLEY, D.; SILVERSTONE, R. Domestic communication – technologies and meanings. Media, Culture and Society, Londres. v. 12, n. 1, p. 31-55, 1990. DOI: https://doi.org/10.1177/016344390012001003
MÜLLER, A.; FELINTO, E. Medialidade: encontros entre os estudos literários e os estudos de mídia. Contracampo, Niterói, v. 19, p. 125-136, 2008. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i19.405
NOVAES, A. da S. João do Rio e seus cinematógrafos. Rio de Janeiro: Mauad, 2015.
OROZCO GÓMEZ, G. O telespectador frente à televisão. Uma exploração do processo de recepção televisiva. Communicare, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27-42, 2005.
______. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: MORAES, D. (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 51-79.
RONSINI, V. V. M. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). In: ENCONTRO DA COMPÓS, 19., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica, 2010. p. 1-16. Disponível em: <https://goo.gl/LVjdbW>.>. Acesso em: 27 abr. 2018.
SÁ, S. P. de. Explorações da noção de materialidade da comunicação. Contracampo, Niterói, n. 10-11, p. 31-44, 2004. Edição especial.
SCOLARI, C. A. From (new)media to (hyper)mediations. recovering Jesús Martín-Barbero’s mediation theory in the age of digital communication and cultural convergence. Information, Communication & Society, Abingdon, v. 18, n. 9, p. 1092-1107, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2015.1018299
SIFUENTES, L.; ESCOSTEGUY, A. C. O mapa das mediações comunicativas da cultura: uma segunda onda na abordagem das mediações de Martín-Barbero? In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais...Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. p. 1-17. Disponível em: <https://goo.gl/Q2zsAq>. Acesso em: 27 abr. 2018.
SIGNATES, L. Estudo sobre o conceito de mediação e sua validade como categoria de análise para os estudos de comunicação. In: SOUSA, M. W. de (Org.) Recepção mediática e espaço público. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 55-79.
SILVA, G. Mediação & midiatização: conexões epistemológicas. Pode o conceito reformulado de bios midiático conciliar mediações e midiatização? In: JANOTTI Jr., J.; MATTOS, M. Â.; JACKS, N. (Orgs). Mediação & Midiatização. Salvador: Edufba; Brasília: Compós, 2012. p. 79-105.
TEMER, A. C. R. P.; TONDATO, M. P. A tradição dos estudos culturais na perspectiva das contribuições latino-americanas. Novos Olhares, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 150-159, 2. sem. 2014.VAZ, P. Mediação e tecnologia. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 16, p. 45-59, dez. 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2001.16.3137
WAIZBORT, L. Pequena sociologia da nota de rodapé. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 48, p. 183-186, jul. 1997.WILLIAMS, R. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte: PUCMinas, 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.