Comunicação e cultura transnacionalizadas: contribuições de Armand e Tristan Mattelart às geografias da comunicação
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i3p175-195Mots-clés :
Comunicação internacional, Indústrias culturais, Sistemas de informaçãoRésumé
Este artigo procura evidenciar, por meio de análise bibliográfica comparativa, como as trajetórias intelectuais de Armand Mattelart e Tristan Mattelart – pai e filho – se entrecruzam, dialogam e se diferenciam em torno de referenciais geo-históricos e geoculturais dos fenômenos, sistemas, redes e políticas de comunicação e informação que investigam. A partir dessa perspectiva espacial, foi possível identificar que esses dois autores elegem escalas geográficas diferentes como ponto de partida para a abordagem dos objetos de estudo que privilegiam ao longo dos seus respectivos percursos acadêmicos. Entretanto, ambos se encontram no caráter transnacional e transfronteira dos fenômenos comunicacionais e culturais que observam.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Adams, P. (2009). Geographies of media and communication. Wiley-Blackwell.
Aguiar, S. (2013). Geografias da comunicação contemporânea: Um mapa teórico e empírico do campo. Contemporânea, 21(1), 31-47. https://bit.ly/2L10PK2
Aguiar, S. (2019, 2-7 de setembro). Geografias da comunicação como campo de estudos: Um balanço inicial dos primeiros dez anos no Brasil [Artigo apresentado]. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belém, PA, Brasil. https://bit.ly/3gl8pe4
Araújo, C. A. A. (2009). Teoria crítica da informação no Brasil: A contribuição de Armand Mattelart. RECIIS, 3(3), 112-119. https://bit.ly/39IYNZk
Assis, E. (2017, 25 de setembro). Para ler os Donalds. Blog da Companhia. https://bit.ly/3qbdEla
Bigo, D., & Mattelart, A. (2009). “La espirale”. Entretien. Cultures & Conflicts, 74. https://bit.ly/3mJdvU6
Burgess, J. A., & Gold, J. R. (Eds.). (1985). Geography, the media and popular culture. Croom Helm.
Cañedo, A. (2015). Mattelart, Armand. “Por una mirada-mundo. Conversaciones con Michel Sénécal”. CIC: Cuadernos de Información y Comunicación, 20, 196-197. https://bit.ly/2VLZTvo
Carvalho, I. C. M. (2002). A invenção ecológica: Narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. UFRGS Editora.
Constantinou, C. M., (2008). Communications/excommunications: an interview with Armand Mattelart. Review of International Studies, 34(S1), 21-42. https://doi.org/10.1017/S0260210508007766
Craine, J. (2014). Media Geography. In B. Warf (Ed.), Oxford Bibliographies in Geography. Oxford. https://doi.org/10.1093/obo/9780199874002-0101
Duret, C. (1996). Le cheval de Troie audiovisuel. Le rideau de fer à l’épreuve des radios et télévisions transfrontières (Tristan Mattelart). Réseaux, (76), 176-178. https://bit.ly/2IhFdYS
Espinoza, M. (2017, 13 de setembro). Documental ‘La Espiral’ de Mattelart: El rol de los medios en el golpe de Estado en Chile. La Hayne. https://bit.ly/2VPdbY6
Falkheimer, J., & Jansson, A. (2006). Geographies of communication: The spatial turn in media studies. Nordicom.
Filosofia en Español (s.d.). Armand Mattletart. In Averiguador de la filosofía en español. Recuperado em 6 de dezembro, 2020, de https://bit.ly/36OGosr
Hillis, K. (1998). On the margins: The invisibility of communications in geography. Progress in Human Geography, 22(4), 543-466. https://doi.org/10.1191/030913298669028680
Infoamerica. (s.d.) Armand Mattelart: perfil biográfico y académico. Recuperado em 6 de dezembro, 2020, de https://bit.ly/3a3eIlJ
Koch, O., & Mattelart, T. (2016). Introduction. In O. Koch & T. Mattelart (Dirs.), Géopolitique des télévisions transnationales d’information (pp. 2-24). Mare & Martin.
Maistre, G. (1971). Pour une géographie des communications de masse. Revue de Géographie Alpine, 59(2), 215-228. https://doi.org/10.3406/rga.1971.1222
Maldonado, E. (1999). Teorias críticas da comunicação: O pensamento de Armand. Intexto, 2(6), 1-23. https://bit.ly/3oqjCNl
Mattelart, A. (s.d.). Multinacionais e sistemas de comunicação: Os aparelhos ideológicos do imperialismo. Ciências Humanas. (Obra original publicada em 1976)
Mattelart, A. (1994a). A comunicação-mundo: História das ideias e das estratégias. Vozes. (Obra original publicada em 1991)
Mattelart, A. (1994b). A invenção da comunicação. Instituto Piaget.
Mattelart, A. (2002). História da utopia planetária: Da cidade profética à sociedade global. Sulina.
Mattelart, A. (2014). Por una mirada-mundo: Conversaciones con Michel Sénécal. Editorial Gedisa.
Mattelart, A. (2017, 13 de setembro). Notas al margen de una aventura cinematográfica: La espiral vuelve a casa. La Hayne. https://bit.ly/2JVzBnF (Obra original publicada em 2008)
Mattelart, A., & Dorfman, A. (1980). Para ler o Pato Donald: Comunicação de massa e colonialismo (2a ed.). Paz e Terra. (Obra original publicada em 1971)
Mattelart, A., & Mattelart, M. (1999). História das teorias da comunicação. Loyola. (Obra original publicada em 1995)
Mattelart, A., & Mattelart, M. (2004). Pensar as mídias. Loyola. (Obra original publicada em 1986)
Mattelart, T. (1994). Pre-1989 east-west video: Entertainment without borders. Réseaux. The French Journal of Communication, 2(2), 267-280. https://doi.org/10.3406/reso.1994.3282
Mattelart, T. (1995). Le cheval de Troie audiovisuel, le rideau de fer à l’épreuve des radios et télévisions transfrontières. Presses Universitaires de Grenoble
Mattelart, T. (1999). Transboundary flows of western entertainment across the Iron Curtain. The Journal of International Communication, 6(2), 106-121. https://doi.org/10.1080/13216597.1999.9751892
Mattelart, T. (2009a). Les diasporas à l’heure des technologies de l’information et de la communication: Petit état des savoirs. tic&société, 3(1-2), 10-57. https://doi.org/10.4000/ticetsociete.600
Mattelart, T. (2009b). Audio-visual piracy: Towards a study of the underground networks of cultural globalization. Global Media and Communication, 5(3), 308-326. https://doi.org/10.1177/1742766509346611
Mattelart, T. (2012). Audiovisual piracy, informal economy, and cultural globalization, International Journal of Communication, 6, 735-750. https://bit.ly/39Kaor3
Mattelart, T. (2014). Médias et migrations dans l’espace euro-méditerranéen. Mare et Martin.
Mattelart, T. (2016). The changing geographies of pirate transnational audiovisual flows. International Journal of Communication, 10, 3503-3521. https://bit.ly/3lMtcs4
Mattelart, T. (2019a). Introduction. European Journal of Communication, 34(6), 577-581. https://doi.org/10.1177/0267323119886137
Mattelart, T. (2019b). Media, communication technologies and forced migration: Promises and pitfalls of an emerging research field. European Journal of Communication, 34(6), 582-593. https://doi.org/10.1177/0267323119886146
Thussu, D. K. (2007). Media on the move: Global flow and contra-flow. Routledge.
Zarowsky, M. (2012). Armand Mattelart: Un itinerário intelectual entre America Latina y Europa. A Contracorriente, 9(2), 221-247. https://bit.ly/3mzxUe9
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.