Memória do futuro como fenômeno de imprevisibilidade em Iúri Lotman
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p65-86Mots-clés :
Lotman, Memória do futuro, símbolo, textos culturaisRésumé
Este artigo é resultado parcial de pesquisa desenvolvida no CNPq, em que se investiga a conceituação e as lógicas que operam a memória do futuro na cultura. Com base nas concepções de Iúri Lotman, o artigo objetiva compreender a memória do futuro como fenômeno de imprevisibilidade. A fundamentação teórico-metodológica contempla: pesquisa bibliográfica em escritos do pensador russo e, pontualmente, em outros autores das Ciências Humanas e Sociais; pesquisa documental e análise empírica das traduções semióticas da fotografia produzida por Régis Bossu, O Beijo. Espera-se demonstrar que, como fenômeno imprevisível, a memória se faz no ir e vir de símbolos, reminiscências e de textos culturais capazes de criar futuros.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
A verdadeira história do “Beijo Fraterno” entre Brejnev e Honecker. (2014, 6 de novembro). Euronews em português. https://www.youtube.com/watch?v=OOeEaim2ZRE.
Barthes, R. (1982). Mitologias. Difel.
Bossu, R. (2009) Souvenirs d´um photographe. https://www.boulevard-exterieur.com/Souvenirs-d-un-photographe.html.
Brain Journal. (2018, 27 de setembro). [imagem]. Facebook.https://www.facebook.com/brainjournal.az/photos/a.628842407452131/724263654576672/?type=3
Carruthers, M. (2011). A técnica do pensamento: meditação, retórica e a construção das imagens (400-1200). Editora da Unicamp.
Carvalho, L. (2018, 1 de dezembro). Grafite de beijo entre Bolsonaro e Trump é apagado 48 horas após a pintura. O Povo.
Clemens, J. (2009). Die längste Open-Air-Galerie der Welt. Welt. https://www.welt.de/welt_print/vermischtes/article5290211/Die-laengste-Open-Air-Galerie-der-Welt.html.
Costa, A. C. (2022). O beijo. piauí. https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-beijo/Curry61berlin. (2022, 9 de setembro). [imagem]. Facebook. https://www.facebook.com/photo/?fbid=508323477773842&set=pb. 100057885810332.-2207520000.
Der Bruderkuss. (2019, 27 de dezembro). LFI. https://lfi-online.de/de/blog/one-photo-one-story-barbara-klemm-2051.html.
Dia do Beijo e a Publicidade. (2014, 27 de abril). Publipic. https://publipic.wordpress.com/2014/04/27/dia-do-beijo-e-a-publicidade/Exilado na Rússia, Snowden declara apoio a Lula no Twitter. (2022, 2 de outubro). UOL. https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/10/02/exilado-por-putin-snowden-declara-apoio-a-lula.htm.
Ferreira, J. P. (2004). Armadilhas da memória e outros ensaios. Ateliê Editorial.
FutPapers (2020, 7 de maio). Parece que a Piauí gostou um pouquinho da ideia de uma capa com beijo. X. https://x.com/futpapers/status/1258370868423557120.
Grafite na Lituânia retrata beijo de Trump e Putin. (2016, 13 de maio). UOL. https://entretenimento.uol.com.br/noticias/efe/2016/05/13/grafite-na-lituania-retrata-beijo-de-trump-e-putin.htm.
Lebie, T. (2009, 15 de maio). Maler Dmitri Wladimirowitsch Wrubel (re.) zusammen mit Regis Bossu (Fototgraf Der Bruderkuss) vor der Grundierung zu seinem Wandbild - Der Bruderkuss - an der Berliner Mauer - Sanierung der EastSide Gallery in Berlin. Imago. https://www.imago-images.de/st/0053141725.
Lotman, I. M. (1996). La semiosfera (Vol. 1). Ediciones Cátedra.
Lotman, I. M. (1998). La semiosfera (Vol. 2). Ediciones Cátedra.
Lotman, Y. M. (1990). Universe of the mind: a semiotic theory of culture. Indiana University Press.
Lotman, I. M., Uspenskii, B. A., & Ivanov, V. (1981). Ensaios de semiótica soviética. Livros Horizonte.
Lotman, Y. M. (1999). Cultura y explosión. Gedisa.
Lotman, I. M. (2022). Mecanismos imprevisíveis da cultura. Hucitec.
Machado, I. (2022). Apresentação da tradução brasileira. In I. Lotman, Mecanismos imprevisíveis da cultura (pp. 15-16). Hucitec.
Nunes, M. R. F. (2001). A memória na mídia: a evolução dos memes de afeto. Fapesp, Annablume.
Nunes, M. R. F. (2024). Memórias do futuro na teatralidade steampunk: entre vozes e visualidades heterotópicas retrofuturistas. História Oral, 27(1), 115-135. https://doi.org/10.51880/ho.v27i01.1384.
Nunes, M. R. F., & Bin, M. A. (2021). Clio e a memória do futuro. Lumina, 15(2), 120135. https://doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.34586.
Nunes, M. R. F., & Bin, M. A. (2018). Retrofuturismo, espaço e corpo-mídia: steampunk e a memória do futuro. Revista Famecos, 25(2), 1-21. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.29017.
Revista piauí (2020, 6 de maio). O beijo da morte. Eis a capa da piauí de maio. No site e no app da revista, a edição estará disponível aos assinantes a partir desta quinta-feira. X. https://x.com/revistapiaui/status/1258003577911590912.
Ricoeur, P. (2007). A memória, a história, o esquecimento. Editora da Unicamp.
Socialist Fraternal Kiss: Leonid Brezhnev and Erich Honecker Change Kisses, 1979. (2014, 8 de novembro). Vintage Everyday. https://www.vintag.es/2014/11/leonid-brezhnev-and-erich-honecker.html.
The Ammolite Gallery. (2024). Trump adora meias e ímãs de Putin [imagem]. Etsy. https://www.etsy.com/pt/listing/894222707/trump-adora-meias-e-imas-de-putin-torne.
Timofeitchev, A. (2019, 28 de fevereiro). Todos os líderes mundiais que resistiram (ou não) aos beijos de Brejnev. Russia Beyond. https://br.rbth.com/historia/81929-todos-lideres-mundiais-beijo-brejnev.
Vilnius: A quirky and charming capital. (2020, 13 de abril). Unfiltered Traveling. https://unfilteredtravelling.com/vilnius-a-quirky-and-charming-capital/Witter, L. (2015). Brejnev et Honecker, le baiser torride de la Guerre froide. Le Nouvel Obs. https://www.nouvelobs.com/photo/20150810.OBS3932/photo-brejnev-et-honecker-le-baiser-torride-de-la-guerre-froide.html
Wurstreview. (2023, 29 de setembro). [imagem]. Instagram. https://www.instagram.com/p/CxyQle_s1uY/
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.