A nova visibilidade

Auteurs

  • John B. Thompson Universidade de Cambridge

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p15-38

Mots-clés :

visibility, communication media, politics, public domain

Résumé

O ponto de partida é a idéia de que o mundo dos meios de comunicação elabora uma nova visibilidade mediada, tornando visíveis as ações e os acontecimentos cada vez mais difíceis de serem controlados. Trata-se de uma estratégia explícita por parte daqueles que bem sabem ser a visibilidade mediada uma arma possível no enfrentamento das lutas diárias. Neste ensaio delinearei brevemente minha maneira de pensar a nova visibilidade e suas implicações. Comecemos por situar o tema da visibilidade no contexto de uma teoria social dos meios de comunicação, já que - como tentarei demonstrar – o surgimento de uma nova visibilidade está defi nitivamente relacionado a novas maneiras de agir e interagir trazidas com a mídia.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • John B. Thompson, Universidade de Cambridge
    Professor de Sociologia na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Publiée

2008-04-15

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Thompson, J. B. (2008). A nova visibilidade. MATRIZes, 1(2), 15-38. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p15-38