Poder, cultura das mídias e novas mídias

Auteurs

  • Robin Mansell London School of Economics & Political Science

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p99-117

Mots-clés :

Sociedade da Informação, Novas Mídias, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Relações de Poder, Igualdade

Résumé

Este artigo examina de maneira crítica alguns dos argumentos e contra-argumentos direcionados à Sociedade da Informação. É dada especial atenção às origens da visão predominante sobre sociedades que são cada vez mais dependentes de tecnologias da informação e da comunicação e do processamento de informações. Embora alguns pensadores entendam que esse fato está intimamente associado com sociedades cada vez mais informadas, o presente artigo destaca algumas das perspectivas mais críticas a esse respeito. Questiona-se também se, à luz da expansão da Internet e como celeiro de novas plataformas digitais, haveria evidência de alguma mudança sustentável nas relações de poder que pudesse gerar maior igualdade.

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Biographie de l'auteur

  • Robin Mansell, London School of Economics & Political Science
    Professora e diretora do Departamento de Mídias e Comunicações da London School of Economics & PoliticalScience (LSE). Foi presidente da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Sua pesquisa trata das políticas sociais e econômicas associadas com as tecnologias de informação e comunicação.

Publiée

2011-12-15

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Mansell, R. (2011). Poder, cultura das mídias e novas mídias. MATRIZes, 3(1), 99-117. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p99-117