Jornalismo, convergência e formação do leitor

Auteurs

  • Marcia Benetti UFRGS
  • Laura Strelow Storch UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p205-215

Mots-clés :

Jornalismo, convergência, revista, leitor, competências de leitura

Résumé

Este texto discute a formação de competências de leitura no processo de convergência dos suportes impresso e digital. Analisamos como a revista impressa fornece, ao leitor, as habilidades requeridas para exploração dos recursos digitais. Tomamos como objeto empírico o “Guia da Copa 2010 Veja”, mostrando como o digital é associado ao material publicado no suporte papel e que tipo de leitor o jornalismo deseja formar e fidelizar. Consideramos, para este debate, os conceitos de leitor imaginário e dos movimentos de treinamento de leitura.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Marcia Benetti, UFRGS
    Jornalista, doutora em Comunicação pela PUC-SP e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pesquisadora do CNPq.
  • Laura Strelow Storch, UFRGS
    Jornalista e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Bolsista da CAPES.

Publiée

2011-12-15

Numéro

Rubrique

Em Pauta/Agenda

Comment citer

Benetti, M., & Storch, L. S. (2011). Jornalismo, convergência e formação do leitor. MATRIZes, 4(2), 205-215. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p205-215