Tipologias de imitação estética na propaganda

Auteurs

  • Gino Giacomini Giacomini-Filho USCS

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p216-238

Mots-clés :

propaganda, imitação, inovação, estética publicitária

Résumé

O artigo objetiva propor tipologias conceituais que assinalem possibilidades de imitação estética na propaganda. Propor esta base conceitual é algo relevante por ser a prática imitativa na propaganda algo recorrente e de interesse no campo autoral e social. É um estudo exploratório que faz uso de pesquisa bibliográfica nos eixos temáticos de propaganda, imitação e elementos estéticos da comunicação publicitária. As tipologias encontradas foram: falsificação, pirataria, plágio, knockoff, adaptação e paródia. Abstract This text intends to propose conceptual typologies that show possibilities of aesthetic imitation in advertising. This conceptual base is important because imitate practice in advertising is something common and adds interests in the authorial and social fields. It is an exploratory study that uses bibliographical research about advertising, imitation and aesthetic elements of advertising. It was found six typologies: falsification, piracy, plagiarism, knockoff, adaptation and parody.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Gino Giacomini Giacomini-Filho, USCS
    Coordenador do Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Doutor e Livre-docente em Comunicação Social (ECA/USP). Docente na USCS (mestrado e graduação) e na ECA/USP (graduação). Autor dos livros "Consumidor versus Propaganda" (Summus, 2008) e "Ecopropaganda" (2004).

Publiée

2011-12-15

Numéro

Rubrique

Em Pauta/Agenda

Comment citer

Giacomini-Filho, G. G. (2011). Tipologias de imitação estética na propaganda. MATRIZes, 4(2), 216-238. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p216-238