Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural

Auteurs

  • STIG Hjarvard University of Copenhagen

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p53-91

Mots-clés :

midiatização, lógica da mídia, interação social, modernidade, virtualização

Résumé

Usando a midiatização como conceito-chave, este artigo apresenta uma teoria sobre a mídia como agente de mudança cultural e social. A midiatização é um processo de dupla face no qual a mídia se transformou em uma instituição semi-independente na sociedade à qual outras instituições têm que se adaptar. Ao mesmo tempo, a mídia se integrou às rotinas de outras instituições, como política, família, trabalho e religião, já que um número cada vez maior das atividades destes domínios institucionais é realizado através tanto dos meios de comunicação interativos quanto dos meios de comunicação de massa. De forma geral, a midiatização implica uma virtualização da interação social e, observando as affordances institucionais, tecnológicas e estéticas de diferentes meios de comunicação, talvez possamos entender como a mídia molda novos padrões de interação.

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Biographie de l'auteur

  • STIG Hjarvard, University of Copenhagen
    Professor doutor do Department of Media, Cognition and Communication da University of Copenhagen, Denmark.

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Publiée

2012-06-13

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Hjarvard, S. (2012). Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. MATRIZes, 5(2), 53-91. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p53-91