Profunda análise da relação política e media

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p289-294

Parole chiave:

Mediatização, política, redes sociais

Abstract

Apresenta-se a resenha crítica da obra A mediatização da política na era das redes sociais recentemente lançada em Portugal. Tecemos comentários sobre a sua importância para os estudos nos processos de mediatização da política.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Élmano Ricarte, Universidade Católica Portuguesa
    Doutorando em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Humanas-Universidade Católica Portuguesa. Graduado em Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, com graduação sanduíche na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Estudos da Mídia da UFRN. Investigador do Grupo de Pesquisa - Imagem, Comunicação, Cultura e Sociedade, IMACCUS, e do Grupo de Pesquisa - Pragmática da Comunicação e da Mídia, PRAGMA, ambos da UFRN. Integrante do Grupo de Estudos BOAVENTURA - CCHLA/UFRN, em convênio com a Universidade de Coimbra-Portugal. Membro da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação - Rede FOLKCOM.

Riferimenti bibliografici

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: _______. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.

COOK, T. E. Governing with the news: the news media as a political institution. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

ESSER, F. Mediatization as a challenge: media logic versus political logic. In: KRIESI, H. et al. Democracy in the age of globalization and mediatization. Basingstoke: Palgrave, 2013. p. 155-176.

MARCINKOWSKI, F. Mediatisation of politics: reflections on the state of the concept. Javnost, Ljubljana, v. 21, n. 2, p. 5-22, 2014. DOI: 10.1080/13183222.2014.11009142

MAZZOLENI, G.; SFARDINI, A. Da “Porta a porta” a “L’isola dei famosi”. Bologna: il Mulino, 2009.

MEYER, T. Media democracy: how the media colonize politics. Cambridge: Polity, 2002.

PENNINGS, P.; KEMAN, H.; KLEINNIJENHUIS, J. Doing research in political science: an introduction to comparative methods and statistics. London: Sage, 2006.

THOMPSON, J. B. The New Visibility. Theory, culture & society, Cambridge, v. 22, n. 6, p. 31-51, 2005. DOI:10.1177/0263276405059413

Pubblicato

2017-08-31

Fascicolo

Sezione

Resenhas de livros

Come citare

Ricarte, Élmano. (2017). Profunda análise da relação política e media. MATRIZes, 11(2), 289-294. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p289-294