Rostos desfigurados: repúdio de imagens no espaço público
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p279-302Parole chiave:
Retrato, desfiguração, propaganda, Bergson, imagemAbstract
Este artigo é sobre experienciar imagens como processo imagético interativo, como apontado por Bergson no livro Matéria e Memória, por meio de um aspecto dúbio do retrato fotográfico, em termos da sua recepção repudiada no espaço público. Apresentamos uma série de fotografias de quatro cidades latino-americanas que retratam rostos desfigurados intencionalmente. Recorrendo aos estudos de Deleuze, Bergson, Benjamin e Barthes, apontamos essas fotografias como testemunho documental de diferentes reações. As fotografias nos incitam a ir além do que os rostos desfigurados significam como signos icônicos, para serem vistas como indícios da interação dinâmica entre os retratos e os agentes desfigurantes anônimos, como uma imagem.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Abrasuamente1. (2012). Rede de intrigas (Network) 1976 – Estou muito p… e não vou mais aturar isso! [vídeo]. Recuperado de http://bit.ly/2WbutgA
Bailey, P. (2012). Losing face? The symbolism and treatment of facial mutilation. Wellcome News, 72. Recuperado de https://bit.ly/2WlGLTi
Barthes, R. (2001). Mitologias (R. Buongermino & P. de Souza, Trads.). Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil. (Obra original publicada em 1957)
Benjamin, W. (2006). Passagens (I. Aron & C. P. B. Mourão, Trads.). Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.
Benjamin, W. (2009). Rua de mão única (Obras escolhidas, Vol. 2, Rubens R. Torres Filho & J. C. M. Barbosa, Trads.). São Paulo, SP: Brasiliense.
Bergson, H. (1999). Matéria e memória (P. Neves, Trad.). São Paulo, SP: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1898)
Bloomberg. (2018). Facebook Cambridge Analytica Scandal: 10 Questions Answered. Fortune. Recuperado de https://bit.ly/2S4AFEs
Cadwalladr, C. (2018). ‘I made Steve Bannon’s psychological warfare tool’: meet the data war whistleblower. The Cambridge Analytica Files. Recuperado de http://bit.ly/2UDPYFe
Dawson, (2009). Francis Bacon: A terrible beauty. Recuperado de http://bit.ly/2WfbqBV
Deleuze, G. (1985). Cinema 1: A imagem-movimento (S. Senra, Trad.). São Paulo, SP: Brasiliense.
Deleuze, G. (1988). Foucault (C. S. Martins, Trad.). São Paulo, SP: Brasiliense. Deleuze, G. (1990). Cinema 2: A imagem-tempo (E. de A. Ribeiro, Trad.). São Paulo, SP: Brasiliense.
Deleuze, G. (2000). Diferença e repetição (L. Orlandi & R. Machado, Trads.). Lisboa, Portugal: Relógio D’água.
Deleuze, G. & Guattari, F. (1987). A thousand plateaus (B. Massumi, Trad.). Minneapolis, MN: Minnesota University Press.
Didi-Huberman, G. (1992). Ce que nous voyons, ce qui nous regarde. Paris, França: Edições de Minuit.
Fowler, R. (1991). Why did suffragettes attack works of art? Journal of Women History, 2 (3), 109-125.
Friedersdorf, C. (2017). How Breitbart Destroyed Andrew Breitbart’s Legacy. The Atlantic. Recuperado de https://bit.ly/2Aotu4a
Gosling, R. et al. (Produtores) & Gosling, R. (Diretor). (2014). Rio perdido [filme]. Estados Unidos: Bold Films, Marc Platt Productions, Phantasma.
Gottfried, H., Caruso, F. C. (Produtores), & Lumet, S. (Diretor). (1976). Rede de intrigas [filme]. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer.
Islam & The Qur’an. (2018). Under what circumstances the hand of a thief can be cut off? Recuperado de http://bit.ly/2Px6k1o
James, W. (1907). Pragmatism: A new name for some old ways of thinking. Nova York, NY: Longmans, Green e Co.
McLuhan, M. (1995). Understanding Media. Cambridge, MA: MIT Press. (Obra original publicada em 1964)
Mitchell, W. J. T. (1984). What is an image? New Literary History, 15(3), 503-537.
Moten, F. (2003). In the break: The aesthetics of black radical tradition. Minneapolis, MN: Minnesota University Press.
Phillips, J., Phillips, M (Produtores), & Scorsese, M. (Diretor). (1976). Taxi driver [filme]. Estados Unidos: Bill/Phillips Productions, Italo/Judeo Productions.
Rebolledo, F. & Machado, A. (No prelo). Imagistic Projection as Relational Becoming. In G. Menotti & V. Crisp (Eds.), Practices of projection: Histories and technologies. Oxford, UK: Oxford University Press.
Robinson, N. J. (2018). What kills people. Current Affairs. Recuperado de http://bit.ly/2DBgLMv
Serres, M. (1982). Hermes: Literature, Science, Philosophy. Baltimore, MD: The Johns Hopkins University Press.
Skinner, P. (2015). Marking the face, curing the soul? Reading the disfigurement of women in the later Middle Ages. In N. K. Yoshikawa (Ed.), Medicine, Religion and Gender in Medieval Culture (pp. 181-201). Suffolk, UK: Boydell & Brewer. Recuperado de: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK311275/
Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Obra original publicada em 1973)
South, R. (1866). Sermons preached upon several occasions. Nova York, NY: Hurd & Houghton.
Spinoza, B. (2009). Ética (T. Tadeu, Trad.). Belo Horizonte, MG: Autêntica. (Obra original publicada em 1677)
The Guardian. (2018). The Cambridge Analytica Files. Recuperado de http://bit.ly/2ZLBd76
University.it. (2018). The Daily Dictionary: “Culture,” Cambridge Analytica and Steve Bannon. Recuperado de https://bit.ly/2PhiMob
Varner, E. C. (2004). Mutilation and transformation: Damnatio memoriae and Roman Imperial portraiture. Leiden, NA: Brill.
West, S. (2004). Portraiture. Oxford, UK: Oxford University Press.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Matrizes
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.