Vinho novo em odres velhos: sociedade de massa, espetacularização e novas tecnologias em Black Mirror

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p291-296

Parole chiave:

Black Mirror, novas tecnologias, sociedade midiática

Abstract

O texto trata-se de uma resenha crítica do livro Isso (não) é muito Black Mirror, lançado por André Lemos, em 2018. Nele o autor discute como, apesar de tocar em temas caros à comunicação – como sociedade midiática, mídias digitais, redes sociais, as questões do corpo, da vigilância e demais tecnologias – a série apenas tangencia questões cruciais do século passado. Mesmo que sem negar a importância dos temas discutidos, o livro faz uma crítica às abordagens já ultrapassadas de Black Mirror, que nem de longe conseguem vislumbrar os atuais problemas e desafios da contemporaneidade. Por trás de uma perspectiva que aparentemente fala do futuro, o que se tem, na realidade, são novas tecnologias sendo apresentadas com roupagens velhas.

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Biografia autore

  • Andreza Patricia Almeida dos Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bolsista Capes. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela (ECA/USP) e membro do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel).

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2020-05-07

Fascicolo

Sezione

Resenhas de livros

Come citare

Santos, A. P. A. dos. (2020). Vinho novo em odres velhos: sociedade de massa, espetacularização e novas tecnologias em Black Mirror. MATRIZes, 14(1), 291-296. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p291-296

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