Vinho novo em odres velhos: sociedade de massa, espetacularização e novas tecnologias em Black Mirror
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p291-296Parole chiave:
Black Mirror, novas tecnologias, sociedade midiáticaAbstract
O texto trata-se de uma resenha crítica do livro Isso (não) é muito Black Mirror, lançado por André Lemos, em 2018. Nele o autor discute como, apesar de tocar em temas caros à comunicação – como sociedade midiática, mídias digitais, redes sociais, as questões do corpo, da vigilância e demais tecnologias – a série apenas tangencia questões cruciais do século passado. Mesmo que sem negar a importância dos temas discutidos, o livro faz uma crítica às abordagens já ultrapassadas de Black Mirror, que nem de longe conseguem vislumbrar os atuais problemas e desafios da contemporaneidade. Por trás de uma perspectiva que aparentemente fala do futuro, o que se tem, na realidade, são novas tecnologias sendo apresentadas com roupagens velhas.
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Riferimenti bibliografici
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