Retrato do espectador interativo como músico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p59-75Parole chiave:
Ficção-científica, Netflix, Música contemporâneaAbstract
Com apoio em Goodman e Genette, o autor desenvolve dois conceitos centrais previamente cunhados pelo primeiro – autografia e alografia – para ajudar a responder se a oposição entre filme e TV está relacionada com diferenças na qualidade artística, um debate exacerbado pelo ingresso da Netflix em festivais de cinema. Usando também uma comparação com partituras musicais, o artigo indaga se o espectador do trabalho interativo pode ser chamado de operador, executante, ator ou intérprete.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Après avoir vu toutes les narrations possibles de “Bandersnatch”, il résume tout avec un schéma. (2018, 28 de dezembro). Huffpost. https://bit.ly/36I8o3E
Ball, A., Greenblatt, R., Janollari, D., Poul, A., Kaplan, B. E., & Cleveland, R. (Produtores executivos). (2001-2005). Six feet under [A sete palmos] [Série de televisão]. Actual Size Films; The Greenblatt/Janollari Studio; HBO Entertainment.
Barboza, P., & Weissberg, J.-L. (Eds.). (2006). L’image actée: Scénarisations numériques, parcours du séminaire. L’action sur l’image. L’Harmattan.
Barthes, R. (1966). Introduction à l’analyse structurale du récit. Communications, (8), 1-27. https://bit.ly/3Jx3qF7
Baumbach, N. (Diretor). (2017). The Meyerowitz stories [Filme]. IAC Films; Scott Rudin Productions.
Bellour, R. (2012). La querelle des dispositifs. POL.
Black mirror: Bandersnatch (2019, 18 de maio). In Wikipedia. https://bit.ly/3wNR33S
Bolter, J. D., & Grusin, R. (2000). Remediation: Understanding new media. The MIT Press.
Bong, J.-h. (Diretor). (2017). Okja [Filme]. Plan B Entertainment; Lewis Pictures; Kate Street Picture Company.
Borges, J. L. (1970). The Aleph and other stories. Bantam Books.
Brooker, C. (Roteirista) & Slade, D. (Diretor). (2018, 28 de dezembro). Bandersnatch [Filme interativo]. Netflix.
Cohn, D. (2005). Métalepse et mise en abyme. In J. Pier & J.-M. Schaeffer (Eds.), Métalepses (pp. 121-130). Éditions des Hautes Études en Sciences Sociales.
Cuarón, A. (Diretor). (2018). Roma [Filme]. Espectáculos Fílmicos El Coyúl; Pimienta Films; Participant Media; Esperanto Filmoj.
Dezeraud, P. (2019, 4 de março). Steven Spielberg veut évincer Netflix des Oscars. Pures Médias. https://bit.ly/3L5wbZO
Ferenczi, A. (2007, 12 de outubro). Peter Greenaway constate la mort du cinéma, Télérama, (12). https://bit.ly/3D3y9XK
Feuer, J. (2007). HBO and the concept of quality TV. In J. Mccabe & K. Akass (Eds.), Quality TV (pp. 145-157). I. B. Tauris & Co.
Gaudreault, A., & Marion, P. (2013). La fin du cinéma? Armand Colin.
Genette, G. (1994). L’œuvre de l’art (Col. Poétique). Seuil.
Goodman, N. (1990). Langages de l’art. Jacqueline Chambon. (Obra original publicada em 1968)
Gunning, T. (1986). The cinema of attractions: Early film, its spectator and the avant-garde. Wide Angle, 8(3-4), 63-70.
Grusin, R. (2016). DVDs, video games and the cinema of interactions. In S. Denson & J. Leyda (Eds.), Post-cinema. Theorizing 21st century film (pp. 65-87). Reframe Books.
Hansen, M. (1995). Early cinema, late cinema: Transformations of the public sphere. In L. Williams (Ed.), Viewing positions: Ways of seeing film (pp. 134-152). Rutgers UP.
Haugmard, L. (1988). The ‘aesthetic’ of the cinematograph. In R. Abel, French film theory and criticism: A history/antology (pp. 77-85). Princeton University Press. (Obra original publicada em 1913)
Jameux, D. (s.d.). 3 ème SONATE POUR PIANO. Formant: Constellation-Miroir. Education Musicale. Histoires des Arts. https://bit.ly/3tTcBue
Jost, F. (2000). Convergences du spectateur. Sociétés et Représentations, 2(9), 131-141. http://www.doi.org/10.3917/sr.009.0131
“Les séries, c’est industriel”: La remarque du délégué général du Festival de Cannes énerve les internautes. (2018, 8 de maio). Franceinfo. https://bit.ly/3iJW6u6
Machado, A. (2007). O sujeito na tela: Modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. Paulus. u/alpine. (2019, 28 de dezembro). Almost 4 hours after release and I think i have mapped Bandersnatch. Throw tea over computer [Postagem de fórum on-line]. Reddit. https://bit.ly/3u2gu01
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Francois Jost
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.