Uma abordagem discursiva das estratégias de legitimação do telejornalismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p253-277Parole chiave:
Telejornalismo, Midiatização, Estratégias discursivas de legitimaçãoAbstract
Este artigo discute os processos de legitimação do telejornalismo brasileiro a partir da identificação e análise de estratégias discursivas acionadas pelo Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo. Tendo como objetivo investigar como os acontecimentos reportados pelo telejornal incidem sobre as estratégias discursivas de legitimação desenvolvidas nas coberturas, três acontecimentos jornalísticos foram selecionados para análise: rompimento de barragens em Brumadinho, aumento de queimadas na Amazônia e pandemia de covid-19. A investigação tem como base teórico-metodológica a análise do discurso em três níveis – situacional, discursivo e semiolinguístico, – proposta por Charaudeau. As principais estratégias discursivas de legitimação identificadas foram autorreferencialidade, apropriação de conteúdos amadores, instantaneidade e didaticidade, sendo sua operacionalização influenciada pela complexidade do nível situacional de cada acontecimento, entendido como um espaço de coerções.
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