Midia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250Parole chiave:
narrativas jornalísticas audiovisuais, metodologia, educação para mídia, ensino de jornalismo, webtvs universitáriasAbstract
O artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Pubblicato
2012-06-13
Fascicolo
Sezione
Em Pauta/Agenda
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.
Come citare
Becker, B. (2012). Midia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. MATRIZes, 5(2), 231-250. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250