Um olhar exploratório sobre o consumo e a midiatização das marcas de alimentos nas vidas de algumas famílias

Autori

  • Eneus Trindade Barreto Filho ECA - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p77-96

Parole chiave:

recepção, marcas, práticas de consumo, vínculos de sentidos, alimentação

Abstract

Este artigo apresenta reflexões que constituem parte do desenvolvimento da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo. O objetivo foi verificar pelas práticas discursivas de três familias paulistanas, aspectos da produção de sentido midiatizada sobre os consumos de marcas de alimentos nas práticas culturais de consumo cotidianas. A partir da análise do discurso crítica (ADC), buscamos confrontar os discursos com as práticas sociais hegemônicas emanadas dos consumos alimentares das famílias investigadas, como modo de compreender as questões dos fluxos da recepção marcária-consumo do fenômeno em estudo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Eneus Trindade Barreto Filho, ECA - USP
    Vice-coordenador e docente do PPGCOM-USP. Pós-doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta Porto - Portugal. Vice-Líder do Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação e Consumo (GESC³), CNPq/USP. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2).

Pubblicato

2012-12-11

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Barreto Filho, E. T. (2012). Um olhar exploratório sobre o consumo e a midiatização das marcas de alimentos nas vidas de algumas famílias. MATRIZes, 6(1-2), 77-96. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p77-96