Tertium datur. Introdução a uma teoria negativa dos media
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p207-222Parole chiave:
teoria dos media, filosofia da linguagem, filosofia da comunicação, medialidade, epistemologia.Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar as linhas gerais de uma teoria negativa dos media e sua abordagem metodológica. A partir desta perspectiva teórica, o medium é exposto em seu paradoxo. A sua marca é sua impenetrabilidade estrutural, porque os media possuem a peculiaridade de esconder a sua medialidade na medida em que se esforçam para produzir, representar ou mediar alguma coisa. No instante em que faz algo aparecer, o medium sofre a perda da sua própria aparição. Sua presença tem o formato de uma ausência. Como princípio de uma teoria negativa dos media dá-se então que a estrutura do medial não pode ser co-mediatizada – ela se mostra. Portanto, todo esforço de uma teoria negativa dos media se baseia em arriscar o impossível para de alguma forma extrair tal mostrar-se das próprias mediatizações e tornar o medial visível nele mesmo como medial.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.