Viver como um Zumbi na Mídia (é o único meio de sobreviver)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p113-129Parole chiave:
Teoria da mídia, teoria social, zumbis, materialismo, vitalismo, ontologia da mídia.Abstract
Nessa contribuição, argumenta-se que viver na, ao invés de com, mídia não apenas nos transforma em zumbis, mas que tal zumbificação nos oferece vantagens adaptativas para sobrevivência no século XXI. Como zumbis midiáticos, estamos mais bem equipados para abraçar o coletivismo ao invés do individualismo; ser anti-hierárquico ao invés de organizado verticalmente; e se engajar em nossos mundos mútuos (de mídia) com paixão e fervor sem necessariamente ter um plano ou objetivo específico em mente. No fim, o futuro da humanidade como zumbis midiáticos se resume à pergunta: se isso realmente é uma sociedade zumbi, o que seria o equivalente mediado de arrancar a cabeças das pessoas? A resposta pode ser encontrada em práticas como hacking, o conjunto de habilidades do fandom e a moralidade do coletivo.Downloads
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Pubblicato
2013-12-06
Fascicolo
Sezione
Dossiê
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Come citare
Deuze, M. (2013). Viver como um Zumbi na Mídia (é o único meio de sobreviver). MATRIZes, 7(2), 113-129. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p113-129