Dos meios às mediações (algorítmicas): mediação, recepção e consumo em plataformas digitais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i2p151-172Palavras-chave:
Algoritmos, Mediação, Recepção, Estudos culturaisResumo
Algoritmos tornaram-se vetores sociais e constituidores de sentidos, pois tensionam e são tensionados pelas dinâmicas sociais da web. O artigo discute consumo e recepção online, e apresenta o Mapa do Sistema de Mediações Algorítmicas, a partir das proposições de Jesús Martín-Barbero, como um instrumento de apoio à reflexão sobre pesquisas em plataformas. O mapa é uma tentativa de alinhar os estudos culturais à contemporaneidade, permeada por fluxos algorítmicos, em que as plataformas digitais ganham importância como categoria de análise das mediações institucionais na recepção. Investiga-se como os conteúdos são consumidos em um cotidiano atravessado pelas práticas sociais originadas de outras mediações do sujeito.
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