Estudo Acerca da Automatização dos Processos de Solo de um Avião
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2025.231517Palavras-chave:
Aeronáutica, Processos de Solo, Aeroportos, Rede de Petri, Controladores Logicamente ProgramáveisResumo
Este trabalho apresenta a automação dos processos de solo de aeronaves, abrangendo embarque e desembarque de passageiros, abastecimento de combustível e transporte de bagagens. O sistema de controle proposto integra sensores e atuadores responsáveis pela coordenação dessas atividades, visando reduzir falhas operacionais, aumentar a segurança e otimizar a eficiência. A modelagem é realizada por meio de Redes de Petri (RdP), permitindo a representação estruturada de estados, transições e intertravamentos. A validação ocorre por simulações no software PIPE 4.3, assegurando a ausência de bloqueios e a correta alocação de recursos. Em seguida, o modelo é convertido para Ladder (LD), conforme a norma IEC 61131-3, possibilitando sua implementação em Controladores Lógicos Programáveis (CLPs). Os resultados indicam ganhos de eficiência e segurança nas operações de solo, contribuindo para a modernização e sustentabilidade das atividades aeroportuárias.
Downloads
Referências
MIYAGI, Paulo. Controle Programável -Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. São Paulo, Ed. Edgard Blücher, 1996.
CARDOSO, Janette; VALETTE, Robert. Redes de Petri. Florianópolis, Editora da UFSC, 1997.
INTERNATIONAL AIR TRANSPORT ASSOCIATION (IATA). IATA Safety Report, 2023 – Análise de incidentes em aeroportos globais. Disponível em: https://www.iata.org. Acesso em 21 de novembro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Nicolas Retti, Luiz Henrique Piffer Marques, Adevaldo dos Santos Pinto Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.