Percepção do Espaço Geográfico nos Quadrinhos

Autores

  • Márcio José Mendonça Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes.
  • Luis Carlos Tosta dos Reis Universidade Federal do Espírito Santos - UFES

Resumo

O artigo oferece uma análise de como há uma espécie de percepção do espaço geográfico nas histórias em quadrinhos, não apenas pela disposição da linguagem visual e da linguagem textual unificada nos quadrinhos, que configuram uma sequência narrativa disposta em cenas que transparecem noções espaciais. Além disso, este trabalho argumenta o que podemos chamar de espaço geográfico nos quadrinhos, no que se refere a uma percepção espacial de diferentes lugares, dá-se pela relação entre os personagens e os seus mundos através das ações que os personagens desempenham em diferentes lugares. Quadrinhos fecundamente expressam a sua forma, percepção de objetos espaciais, seus significados, e mesmo, a organização espacial como uma síntese do lugar pela distribuição de cenas em diferentes perspectivas de visão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-06-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mendonça, M. J., & Reis, L. C. T. dos. (2017). Percepção do Espaço Geográfico nos Quadrinhos. 9ª Arte (São Paulo), 5(2), 55-65. https://revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137155