Tem indígena aqui: reflexões acerca do protagonismo indígena na história em quadrinho da revista almanaque tem cientista aqui
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e217428Palavras-chave:
História em quadrinhos, Análise do discurso, DecolonialidadeResumo
Partindo da base teórica da Análise do Discurso franco-brasileira e estabelecendo relações com a arte dos quadrinhos com o viés de divulgação científica para o público escolar, são problematizadas as discussões em torno do conhecimento científico e popular através da representatividade e protagonismo indígena. O corpus tomado como objeto de análise é a história em quadrinho "Quantas espécies de peixes existem na bacia amazônica?”, Revista Almanaque Tem Cientista Aqui! de novembro de 2022, da rede Conexões Amazônicas.
Downloads
Referências
ALVES, José. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Belém, PA: Departamento de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará, set. 2001. 10p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/ZBgrwP9bxxKxSTtQsTcSbtb/. Acesso em: 16 out. 2023.
ALVES, A. P. A. Histórias em quadrinhos como espaço pedagógico de leitura na formação do leitor: cruzando limites antes impossíveis. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraíba, João Pessoa 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14676 . Acesso em: 16 out. 2023.
ALVES, Maiara Thaís; ANDRADE, Émile Cardoso. Para além da ficção: magia, técnica e seus modos de narrar. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 4º., 2018, Goiás. Anais. Goiás: CEPE, 2018. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/10523. Acesso em: 16 out. 2023.
FERREIRA, K. A. A. Decolonialidade quadrinística na Educação em Ciências: um olhar para heróis de Histórias em Quadrinhos brasileiras. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216713. Acesso em: 16 out. 2023.
FILGUEIRAS, T. S. Comentários sobre o Biocódigo. Acta Botanica Brasilica, v. 12, n. 2, p. 195-202, ago 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abb/a/4rFRytYBQDWppD45Sr5qcTB/?lang=pt. Acesso em: 16 out. 2023.
FLEISCHMANN, Ayan; GOOL, Leonardo; RIBEIRO, Karina Nymara Brito. Projeto Conexões Educativas no Médio e Alto Solimões. Amazonas, Brasil: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, 2022. Disponível em: https://conexoesamazonicas.org/tem-cientista/. Acesso em: 16 out. 2023.
KAPLÚN, Mario. El comunicador popular. Quito, Equador: Editorial Belén, 1985.
OLIVEIRA, C. S.; FARAGO, T.L.B.; GOLL, L. Quantas espécies de peixes existem na bacia amazônica? Almanaque Tem Cientista Aqui! Tefé, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Ano 1, nº 1, p. 14-15, nov. 2022. Disponível em: https://conexoesamazonicas.org/tem-cientista/. Acesso em: 16 out. 2023.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2020.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Forma sujeito histórica e sujeito de direito: as bases da sociedade capitalista e os gestos de interpretação. Rua, v. 28, n. 2, p. 339-351, nov. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8670835. Acesso em: 16 out. 2023.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes, 2007.
ROBERTO, André. Jornada do herói nos quadrinhos: o leitor e a leitura no processo de descoberta e conhecimento. Diálogo, n. 34. Dossiê, p. 71-84, abr. 2017. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/3279. Acesso em: 16 out. 2023.
SANTOS, Andrea Pereira dos; NEVES, André Roberto Custódio. Quadrinhos, cultura e sociedade: contribuições das narrativas sequenciais para formação do leitor. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667789/27894. Acesso em: 16 out. 2023.
SOUZA, Rafael Queiroz. Histórias em quadrinhos como fonte de informação e incentivo à leitura. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/166/1/TCC_HistoriasQuadrinhosFonte.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.
TREVISAN, K. I.; GONZÁLEZ, F. J.; BORGES, R. M. Histórias em quadrinhos como recurso metodológico: uma possibilidade nas aulas de educação física. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26090, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/105484. Acesso em: 16 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 9ª Arte (São Paulo)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.