Tem indígena aqui: reflexões acerca do protagonismo indígena na história em quadrinho da revista almanaque tem cientista aqui
DOI :
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e217428Mots-clés :
História em quadrinhos, Análise do discurso, DecolonialidadeRésumé
Partindo da base teórica da Análise do Discurso franco-brasileira e estabelecendo relações com a arte dos quadrinhos com o viés de divulgação científica para o público escolar, são problematizadas as discussões em torno do conhecimento científico e popular através da representatividade e protagonismo indígena. O corpus tomado como objeto de análise é a história em quadrinho "Quantas espécies de peixes existem na bacia amazônica?”, Revista Almanaque Tem Cientista Aqui! de novembro de 2022, da rede Conexões Amazônicas.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALVES, José. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Belém, PA: Departamento de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará, set. 2001. 10p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/ZBgrwP9bxxKxSTtQsTcSbtb/. Acesso em: 16 out. 2023.
ALVES, A. P. A. Histórias em quadrinhos como espaço pedagógico de leitura na formação do leitor: cruzando limites antes impossíveis. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraíba, João Pessoa 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14676 . Acesso em: 16 out. 2023.
ALVES, Maiara Thaís; ANDRADE, Émile Cardoso. Para além da ficção: magia, técnica e seus modos de narrar. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 4º., 2018, Goiás. Anais. Goiás: CEPE, 2018. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/10523. Acesso em: 16 out. 2023.
FERREIRA, K. A. A. Decolonialidade quadrinística na Educação em Ciências: um olhar para heróis de Histórias em Quadrinhos brasileiras. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216713. Acesso em: 16 out. 2023.
FILGUEIRAS, T. S. Comentários sobre o Biocódigo. Acta Botanica Brasilica, v. 12, n. 2, p. 195-202, ago 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abb/a/4rFRytYBQDWppD45Sr5qcTB/?lang=pt. Acesso em: 16 out. 2023.
FLEISCHMANN, Ayan; GOOL, Leonardo; RIBEIRO, Karina Nymara Brito. Projeto Conexões Educativas no Médio e Alto Solimões. Amazonas, Brasil: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, 2022. Disponível em: https://conexoesamazonicas.org/tem-cientista/. Acesso em: 16 out. 2023.
KAPLÚN, Mario. El comunicador popular. Quito, Equador: Editorial Belén, 1985.
OLIVEIRA, C. S.; FARAGO, T.L.B.; GOLL, L. Quantas espécies de peixes existem na bacia amazônica? Almanaque Tem Cientista Aqui! Tefé, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Ano 1, nº 1, p. 14-15, nov. 2022. Disponível em: https://conexoesamazonicas.org/tem-cientista/. Acesso em: 16 out. 2023.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2020.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Forma sujeito histórica e sujeito de direito: as bases da sociedade capitalista e os gestos de interpretação. Rua, v. 28, n. 2, p. 339-351, nov. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8670835. Acesso em: 16 out. 2023.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes, 2007.
ROBERTO, André. Jornada do herói nos quadrinhos: o leitor e a leitura no processo de descoberta e conhecimento. Diálogo, n. 34. Dossiê, p. 71-84, abr. 2017. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/3279. Acesso em: 16 out. 2023.
SANTOS, Andrea Pereira dos; NEVES, André Roberto Custódio. Quadrinhos, cultura e sociedade: contribuições das narrativas sequenciais para formação do leitor. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667789/27894. Acesso em: 16 out. 2023.
SOUZA, Rafael Queiroz. Histórias em quadrinhos como fonte de informação e incentivo à leitura. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/166/1/TCC_HistoriasQuadrinhosFonte.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.
TREVISAN, K. I.; GONZÁLEZ, F. J.; BORGES, R. M. Histórias em quadrinhos como recurso metodológico: uma possibilidade nas aulas de educação física. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26090, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/105484. Acesso em: 16 out. 2023.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright 9ª Arte (São Paulo) 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.