As origens do Superman na Era de Prata e na Era de Bronze

uma análise semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.%25y..219547

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Era de prata, Era de bronze, Superman, Semiótica

Resumo

Propõe que sejam demonstradas e comparadas duas fases do precursor das histórias de superaventura, o Superman. Para tanto, foram retomados os contextos de produção da chamada Era de Prata e a Era de Bronze dos quadrinhos, que passaram por diferentes autores, responsáveis por tornar o herói tanto vendável quanto significativo à época. Detalhes editoriais, escolhas narrativas e alguns fatos que contribuíram no plano discursivo foram abordados, a exemplo do Comics Code Authority, uma tentativa de censura que fez com que tudo o que era conhecido no universo dos super-heróis fosse modificado. Para realizar esta análise, foi utilizado o método abdutivo desenvolvido por Charles Sanders Peirce (1839-1914), o qual, por meio da união entre semiótica e comunicação, permitiu que fosse abordada a forma como o Superman, inserido nas mudanças de era, deixava de significar-se, gerando um estado de dúvida, para posteriormente reassumir sua imagem e inserir-se como o próprio herói. Sob a terminologia do aspecto triádico do autor, nos ativemos à análise das cores do uniforme do herói na tentativa de elucidar ao leitor sobre o quanto a sua existência, quando reunidas, superam aquilo que é posto em dúvida nos saltos cronológicos dos roteiros do personagem. Dessa forma, firmamos saber quem é o Superman, independentemente da época, de sua silhueta e de sua personalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano Braga Bressan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Professor do quadro permanente das redes estadual e municipal em Campo Grande, MS. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Membro do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). E-mail: adrianobressan@gmail.com. ORCiD: https://orcid.org/0000-0002-2701-4723.  

  • Nataniel Dos Santos Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: nataniel@uems.br. ORCiD: https://orcid.org/0000-0003-3911-1552

Referências

ANDREOTTI, Bruno; MARANGONI, Adriano; ZANOLINI, Maurício. Quadrinhos através da história: as eras dos super-heróis. São Paulo: Criativo, 2017.

BRESSAN, Adriano Braga. O defensor dos fracos e oprimidos: uma análise semiótico-cultural de Superman - entre a foice e o martelo. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Campo Grande, 2021.

PEIRCE, Charles Sanders. Ilustrações da lógica da ciência. Aparecida: Ideias & Letras, 2008.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2017.

SANTAELLA, Lucia; NOTH, Winfried. Introdução à semiótica: passo a passo para compreender signos e significação. São Paulo: Paulus, 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Bressan, A. B., & dos Santos Gomes, N. . (2024). As origens do Superman na Era de Prata e na Era de Bronze: uma análise semiótica. 9ª Arte (São Paulo), e219547. https://doi.org/10.11606/2316-9877.%y..219547