Das tiras-sanfonadas de Moxoxo e Carpadia aos ZiNiQues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231064

Palavras-chave:

Design, Fanzines, História em quadrinhos, Quadrinhos independentes, Zines

Resumo

A ligação entre fanzines e histórias em quadrinhos no Brasil é notória. Entre 1980 e 1990, grande parte da produção nacional advinha de autores publicando em fanzines, devido à dificuldade de estarem em editoras comerciais. Embora atualmente os quadrinhos nacionais já tenham conquistado espaço, muitos autores ainda criam histórias de maneira independente. O trabalho da artista Martinique Schultz (aka Nique), com seus personagens publicados em zines em tiras “sanfonadas” e mostrados na Internet, é exemplo dessa postura independente. Schultz também criou artezines, dobraduras com designs diferenciados e composições poéticas em um projeto inovador formal e conceitual. Este artigo foca na relação entre as histórias em quadrinhos/tiras/zines e artezines a partir do trabalho de Nique, apoiando-se nos referenciais apontados por Andraus, Batey, Guerra, Magalhães e Zavam.

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Biografia do Autor

  • Gazy Andraus, Universidade Federal de Goiás

    Professor substituto em Arte do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de São José do Rio Preto. Pós-doutor pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisador e membro do Observatório de História em Quadrinhos da ECA-USP. Integrante do grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (CRIA_CIBER da FAV/UFG), Poéticas Artísticas e Processos de Criação (FAV/UFG) e da Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). Também publica artigos e textos no meio acadêmico e em livros acerca das histórias em quadrinhos e fanzines, bem como também é autor de quadrinhos e produtor de fanzines na temática fantástico-filosófica. 

     

  • Ana Paula Hoffmann Frittoli Basaglia, Universidade Anhembi/Morumbi

    Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista CAPES. Graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (São Paulo, 1988). Graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (1989). Especialização em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (2011). Mestrado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2016), sob a orientação da professora Ana Mae T. B. Barbosa. Atua em estúdio próprio de Design Gráfico, desenvolvendo projetos gráficos nas áreas correspondentes. Ganhou o 2º lugar do Prêmio Jabuti-2007 de Projeto Gráfico, com dois parceiros. Em 2014, fundou uma pequena editora para produções independentes.

Referências

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Andraus, G. ., & Basaglia, A. P. H. F. (2024). Das tiras-sanfonadas de Moxoxo e Carpadia aos ZiNiQues. 9ª Arte (São Paulo), e231064. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231064