Das tiras-sanfonadas de Moxoxo e Carpadia aos ZiNiQues
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231064Palavras-chave:
Design, Fanzines, História em quadrinhos, Quadrinhos independentes, ZinesResumo
A ligação entre fanzines e histórias em quadrinhos no Brasil é notória. Entre 1980 e 1990, grande parte da produção nacional advinha de autores publicando em fanzines, devido à dificuldade de estarem em editoras comerciais. Embora atualmente os quadrinhos nacionais já tenham conquistado espaço, muitos autores ainda criam histórias de maneira independente. O trabalho da artista Martinique Schultz (aka Nique), com seus personagens publicados em zines em tiras “sanfonadas” e mostrados na Internet, é exemplo dessa postura independente. Schultz também criou artezines, dobraduras com designs diferenciados e composições poéticas em um projeto inovador formal e conceitual. Este artigo foca na relação entre as histórias em quadrinhos/tiras/zines e artezines a partir do trabalho de Nique, apoiando-se nos referenciais apontados por Andraus, Batey, Guerra, Magalhães e Zavam.
Downloads
Referências
ANDRAUS, Gazy. Fanzines Brasileiros do final do Século XX: a redenção com as publicações nacionais das Histórias em Quadrinhos. CYBERJORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1as, São Paulo, SP. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 25 set, 2020. {Apresentação online na Sessão Temática 9: Quadrinhos, Cultura e Literatura}. Disponível em: https://youtu.be/WGP3qz9ZnXQ. Acesso em: 26 out. 2024.
ANDRAUS, Gazy Os fanzines como arte (ou: a plurivalência paratópico-criativa dos artezines). Relatório Final de pesquisa do pós-doutorado ao PPGACV da FAV da Universidade Federal de Goiás (UFG). Supervisor: Prof. Dr. Edgar Silveira Franco. Goiânia-GO: UFG, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1al-hNYTvLm_6usaWssZ4jIfDsXvjy-rL/view. Acesso em: 12 set. 2024.
BATEY, Jackie. Art-Zines, The Self-Publishing Revolution: The Zineopolis Art-Zine Collection. INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE BOOK UNIVERSITY OF ST. MICHAEL’S COLLEGE, 9th, Toronto, Canadá, 2011. Updated version. Portsmouth: University of Portsmouth, UK, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/11327760/Art-Zines_The_Self-Publishing_Revolution_The_Zineopolis_Art-Zine_Collection. Acesso em: 18 abr. 2023.
ELIAS, Helena; VASCONCELOS, Maria. Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. CONGRESSO LUSOCOM, 8º, Lisboa, 2009. Actas. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009. p. 1183-1198. Disponível em: https://appoa.org.br/uploads/arquivos/1337_desmaterilizacao.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
GUERRA, Paula. Not your girl next door: fanzines, identidades, palavras. In: CURTIS, Thina (org.). Brazineiras: o protagonismo feminino nos fanzines. São Paulo: Timo, 2023.
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
PAULA, Francisco Sebastião de. Uma trajetória da xilogravura no Ceará. 2014. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2014.
THOMAS, Susan E. Value and validity of Art Zines as an Art Form. Art Documentation: Journal of the Art Libraries Society of North America, Chicago, v. 28, n. 2 | Fall 2009. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/adx.28.2.27949520 e http://www.journals.uchicago.edu/doi/pdfplus/10.1086/adx.28.2.27949520. Acesso em: 18 abr. 2023.
VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. O campo ampliado da gravura: continuidades, rupturas, cruzamentos e contaminações. ARJ: Art Research Journal/Revista de Pesquisa em Artes. v. 1, n. 1, p. 171-183, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5275. Acesso em: 06 set. 2021.
ZAVAM, Aurea Suely. Fanzine: a plurivalência paratópica. Revista Linguagem em (Dis)curso. v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./abr. 2006. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/25761/1/2006_art_azavam.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.