Aquarelando em quadrinhos os (re)sentimentos da arte/educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231117

Palavras-chave:

Diálogo , Tiras virtuais, Arte-Educação

Resumo

Aborda o processo de criação e lançamento de uma série de tiras em quadrinhos feitas em aquarela, e postada no Instagram, intitulada Martim, professor de Arte: aquarelando (re)sentimentos de fim de ano. Tem por objetivo fomentar reflexões sobre os incômodos que envolvem a atuação na arte/educação, de modo a demonstrar a importância dos diálogos com outros arte/educadores como busca de superação e fortalecimento coletivo. As motivações que levaram à elaboração do roteiro das tiras reverberaram de uma série de sentimentos advindos das experiências vividas no ambiente escolar, bem como, da busca por conciliação entre o lado professor e artista, que muitas vezes parecem estar em conflito, quando um se sobrepõe ao outro. O método utilizado consistiu em pesquisa bibliográfica relacionando-a com os comentários dos professores de arte obtidos no Instagram onde foi publicada a minissérie de tiras.

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Biografia do Autor

  • Isabella Paulino da Silva, Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro

    Professora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio  - 2024). Graduada em Licenciatura Plena em Belas Artes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - 2017). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID - 2016-17). Membro do Projeto de Extensão: AnimEduca (2017). Atuou na monitoria e como Produtora do Anima Mundi (2017-2019). Roteirista e storyboarder do quadrinho Reflexões de um invisível contemplado pelo edital promovido pelo TRT - 1° Região e publicado em 2024. Ilustradora oficineira contemplada pelo projeto Cultura Presente nas Redes II e ilustradora da capa do livro acadêmico Interseccionalidad crítica y proyectos descoloniales: resistencias desde Nuestramérica. Produziu curtas animados com seus alunos, por intermédio do projeto Anima Escola, em parceria com o Anima Mundi; a animação O Burrinho Candinho, foi selecionada para a Sessão Futuro Animador do Anima Mundi em 2019.

  • Diego Marinho Luiz , Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

    Professor de Arte da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2024). Graduado em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2013). Vencedor do 33º Troféu HQMIX na categoria “Projeto especial na pandemia” com a série de tiras Martim, professor de Arte (2021). Roteirista e storyboarder do quadrinho Reflexões de um invisível contemplado pelo edital promovido pelo TRT - 1° Região e publicado em 2024. Ministrou aulas de quadrinhos e animação para crianças na Oficina de Desenho Daniel Azulay, nas unidades da Tijuca e Ipanema (Rio de Janeiro). Atuou em diversos eventos de arte e educação como monitor da oficina de Stop-motion do Festival Anima Mundi RJ; expositor e monitor de oficina de tiras educativas no SESC de Engenho de Dentro. Monitor de oficina de tiras temáticas no evento Sábado da Ciência – Um dia na Antártica – Espaço Ciência Viva, na Tijuca/RJ. Especializou-se nos cursos de animação intensiva do Anima-Mundi e na oficina de animação 2d pelo SESC. Trabalhou como chargista no jornal Radioativo, do Sindicato dos Radialistas. Autor do livro de tiras Quadrinhos de gelo do eremita do Iceberg lançado pela editora 42 em 2014. Desde 2011 produz o blog de tiras O Eremita do Iceberg.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Silva, I. P. da, & Luiz , D. M. (2024). Aquarelando em quadrinhos os (re)sentimentos da arte/educação. 9ª Arte (São Paulo), e231117. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231117