Aquarelando em quadrinhos os (re)sentimentos da arte/educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231117Palavras-chave:
Diálogo , Tiras virtuais, Arte-EducaçãoResumo
Aborda o processo de criação e lançamento de uma série de tiras em quadrinhos feitas em aquarela, e postada no Instagram, intitulada Martim, professor de Arte: aquarelando (re)sentimentos de fim de ano. Tem por objetivo fomentar reflexões sobre os incômodos que envolvem a atuação na arte/educação, de modo a demonstrar a importância dos diálogos com outros arte/educadores como busca de superação e fortalecimento coletivo. As motivações que levaram à elaboração do roteiro das tiras reverberaram de uma série de sentimentos advindos das experiências vividas no ambiente escolar, bem como, da busca por conciliação entre o lado professor e artista, que muitas vezes parecem estar em conflito, quando um se sobrepõe ao outro. O método utilizado consistiu em pesquisa bibliográfica relacionando-a com os comentários dos professores de arte obtidos no Instagram onde foi publicada a minissérie de tiras.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.
BERGER, John. Modos de ver. Lisboa: Edições 70, 1982.
CARDOSO, José Arlei. Webcomic e hiperleitura. Esferas, n. 9, 2016. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/8067. Acesso em: 16 jan. 2025.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez, 1981.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
MARTIM, Professor de Arte. Instagram: @prof.martim. Rio de Janeiro. 18 de jan. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/prof.martim?igsh=ZjMwNGE3YjM0MTRp. Acesso em: 20 fev. 2024.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
PORCHER, Louis. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2011.
SECRETARIA de Cultura e Economia Criativa. Edital Cultura Presente nas Redes. 2020. Disponível em: http://cultura.rj.gov.br/cultura-presente-nas-redes/. Acesso em 20 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.