Histórias em Quadrinhos Poético-Filosóficas e Gestão do Currículo no Trabalho Docente: uma aproximação possível

Autores

  • Elydio dos Santos Neto Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

O objetivo do trabalho, proposto para o eixo temático quadrinhos e educação, é mostrar que as histórias em quadrinhos poético-filosóficas podem ser utilizadas com proveito nas práticas curriculares das escolas brasileiras, de modo especial no segundo ciclo do ensino fundamental e no ensino médio. Para tanto, assume como fundamento teóricos Morin (1995, 2000) e Grof (1987), no que diz respeito à compreensão da condição humana; Freire (1986) relativamente à educação; Cirne (2000), Vergueiro (2005), Andraus (2006), Magalhães (2001) e Guimarães (2001) nos estudos sobre histórias em quadrinhos e quadrinhos poético-filosóficos. Metodologicamente é um  rabalho de natureza bibliográfica, mas que também buscou registrar depoimentos de artistas brasileiros que produzem no campo dos quadrinhos poético-filosóficos. Compreende-se aqui, na realidade brasileira, que histórias em quadrinhos poético-filosóficas são aquelas que apresentam, de maneira explícita em sua arte, a intenção de que seja feita uma reflexão poética, enquanto aberta criativamente ao contínuo movimento da vida, e filosófica, enquanto provocação a um pensar aprofundado sobre a condição humana. As histórias em quadrinhos poético-filosóficas tendem a ser apresentadas em histórias curtas que, muitas vezes, rompem com a linearidade convencional das narrativas em quadrinhos usando, para tanto, de criativos recursos seja no traço do artista seja em novas propostas de utilização dos requadros. Conclui-se que os quadrinhos poético-filosóficos, com toda a força de sua produção poderão contribuir no cotidiano das construções curriculares, elaboradas pelos professores, com o favorecimento de uma poderosa linguagem imagético-textual que consegue estabelecer comunicação, com diferentes faixas etárias e sociais, acerca de temas complexos e necessários à reflexão coletiva e ao processo criativo de construção do conhecimento na educação formal. Obviamente que isso supõe uma formação que possibilite aos professores um  anejo adequado e responsável deste rico material, nem sempre bem compreendido no primeiro exame de olhos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-01-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos Neto, E. dos. (2013). Histórias em Quadrinhos Poético-Filosóficas e Gestão do Currículo no Trabalho Docente: uma aproximação possível. 9ª Arte (São Paulo), 1(2), 57. https://revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99719