A Disputa pelo Sentido da “Mineiridade”: A Construção da Imagem de Aécio Neves na Disputa Presidencial de 2014
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.104525Palavras-chave:
Mídia e Política, Campanha Presidencial de 2014, Propaganda Política, MineiridadeResumo
O artigo discute as construções identitárias do candidato Aécio Neves (PSDB) na disputa presidencial de 2014, tendo em vista que o tucano acionou símbolos que remetem à cultura da mineiridade. Ao mesmo tempo, o candidato priorizou, em vários momentos da propaganda, a campanha negativa de ataques à adversária Dilma Rousseff (PT), principalmente vinculando-a à era petista, à crise econômica e aos escândalos de corrupção na Petrobras. Pretende-se compreender como se dá esta mistura do velho e do novo numa política cada vez mais teatral e adaptada à lógica midiática, em que confluem os meios de comunicação massivos e os meios digitais. Serão analisados os programas do candidato no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na televisão e as postagens em sua fanpage no Facebook.Downloads
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