Produção virtual em The Lion King (2019): apresentação formal e estilística
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205340Palavras-chave:
O Rei Leão, Produção virtual, VR, Neoformalismo, Análise de filmesResumo
O Rei Leão (2019), da Disney, dirigido por Jon Favreau, foi produzido usando tecnologias de produção virtual, como filmagem em um espaço virtual. Embora a produção virtual de O Rei Leão (2019) tenha sido descrita em artigos jornalísticos, bem como em alguns trabalhos acadêmicos, quase não houve discussão sobre o impacto que a tecnologia teve no próprio filme. Utilizando a análise cinematográfica do neoformalismo, este estudo examina criticamente como a produção virtual de O Rei Leão (2019) influencia sua apresentação formal e estilística.
Downloads
Referências
An, D. (2022). Produção virtual orientada para a tecnologia: As vantagens e as novas aplicações dos motores de jogo na indústria cinematográfica. Revista FAMECOS, 29(1), e43370. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.43370
Atkinson, S. (2015). Interactive ‘making-of’machines: The performance and materiality of the processes, spaces and labor of VFX production. Spectator: The University of Southern California Journal of Film and Television, 35(1), 36-46.
Bédard, P. (2022). Virtual Production and the Transformation of Cameras Mechanical, Virtual, and Actual. Animation, 17(2), 226-243. https://doi.org/10.1177/17468477221102498
Bennett, J. & Carter, C. (2014). Adopting virtual production for animated filmmaking. In Proceedings of the 7th Annual International Conference on Computer Games, Multimedia and Allied Technology (pp. 81-86). https://doi.org/10.5176/2251-1679_CGAT14.21
Bordwell, D., Thompson, K. & Smith, J. (2017). Film art: An introduction (Vol. 11). McGraw-Hill.
Carpio, R. & Birt, J. (2022). The role of the Embodiment Director in virtual reality film production. Creative Industries Journal, 15(2), 189–198. https://doi.org/10.1080/17510694.2021.2017634
Curtin, M. & Vanderhoef, J. (2015). A vanishing piece of the Pi: The globalization of visual effects labor. Television & New Media, 16(3), 219–239. https://doi.org/10.1177/1527476414524285
Glotov, S. & Kotilainen, S. (2021). Teaching Intercultural Film Literacy. Media Education Research Journal, 10(1&2). https://doi.org/10.5281/zenodo.5763781
Goldman, M. (2019). To Be King: Making The Lion King. American Cinematographer. https://ascmag.com/articles/making-the-lion-king
Ha, A. (2019). How the new ‘Lion King’ came to life. Behind the scenes of a ‘virtual’ movie production. TechCrunch. https://techcrunch.com/2019/07/30/lion-king-behind-the-scenes/
Holliday, C. (2020, February 3). “You Are Not Responsible for Their Choices, Elsa”: The Lion King (2019), Frozen II (2019) and the Theatre of Photorealist Achievement. animationstudies 2.0. https://blog.animationstudies.org/?p=3466
Kadner, N. (2019). The Virtual Production Field Guide. Volume 1. Epic Games. https://cdn2.unrealengine.com/vp-field-guide-v1-3-01-f0bce45b6319.pdf
Langford, B. (2022). Film Genre. Edinburgh University Press.
Lee, C. (2022, July 26). I’m a VFX Artist, and I’m Tired of Getting ‘Pixel-F–ked’ by Marvel. Vulture. https://www.vulture.com/article/a-vfx-artist-on-what-its-like-working-for-marvel.html
Maddock, D. (2021). What Is Cinematography in the Age of Virtual Film Production? Posing a New Definition for the Practice of Cinematography. Journal of Film and Video, 73(4), 44–58. https://doi.org/10.5406/jfilmvideo.73.4.0044
Mihailova, M. (2016). Collaboration without representation: labor issues in motion and performance capture. Animation, 11(1), 40–58. https://doi.org/10.1177/1746847715623691
Pallister, K. (Ed.) (2019). Netflix nostalgia. Streaming the past on demand. Lexington Books.
Pires, F., Silva, R. & Raposo, R. (2022). A Survey on Virtual Production and the Future of Compositing Technologies. AVANCA | CINEMA, 692-699 .
Rushton, R. & Bettinson, G. (2010). What is film theory? McGraw-Hill Education.
Sawicki, M. & Moody, J. (2020). Filming the fantastic with virtual technology: filmmaking on the digital backlot. Routledge.
Seymour, M. (2019). How Virtual Production Worked On-set of the Lion King. FXGuide. https://www.fxguide.com/fxfeatured/how-virtual-production-worked-on-set-of-the-lion-king/
Thompson, K. (1988). Breaking the glass armor: Neoformalist film analysis. Princeton University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sergei Glotov
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.