Do altar às mídias sociais: características da visibilidade midiática do padre Patrick Fernandes

Autores

  • Ana Carolina dos Reis de Moraes Trindade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Odlinari Ramon Nascimento da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Issaaf Karhawi Universidade Paulista
  • Josenildo Soares Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.225625

Palavras-chave:

Visibilidade, visibilidade midiática, midiatização da religião, padres influenciadores, padre Patrick Fernandes

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar a visibilidade midiática dos líderes religiosos contemporâneos em uma sociedade em constante processo de midiatização. Especificamente, observa-se a presença digital do padre Patrick Fernandes no Instagram e no YouTube. O trabalho lança mão de quatro categorias analíticas, a saber: conteúdos multiplataformas e processos de convergência; intimidade e relações de proximidade; mídia tradicional e valor de celebridade; e descentralização da comunicação religiosa. Pelo seu caráter teórico e qualitativo, o trabalho apresenta exemplos considerados significativos pelos autores para relacionar os aspectos teóricos e as observações empíricas realizadas nas redes sociais digitais do padre Patrick. Acreditamos que o padre se insere nos fluxos midiáticos de distintas plataformas, evidenciando um momento em que a convergência não é mais novidade, mas pressuposto nas dinâmicas da midiatização.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina dos Reis de Moraes Trindade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  • Odlinari Ramon Nascimento da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Substituto do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

  • Issaaf Karhawi, Universidade Paulista

    Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

  • Josenildo Soares Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2024-09-09

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Trindade, A. C. dos R. de M., Silva, O. R. N. da, Karhawi, I., & Bezerra, J. S. (2024). Do altar às mídias sociais: características da visibilidade midiática do padre Patrick Fernandes. Novos Olhares, 13(1), 55-69. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.225625