Do altar às mídias sociais: características da visibilidade midiática do padre Patrick Fernandes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.225625Palavras-chave:
Visibilidade, visibilidade midiática, midiatização da religião, padres influenciadores, padre Patrick FernandesResumo
Este artigo tem como objetivo caracterizar a visibilidade midiática dos líderes religiosos contemporâneos em uma sociedade em constante processo de midiatização. Especificamente, observa-se a presença digital do padre Patrick Fernandes no Instagram e no YouTube. O trabalho lança mão de quatro categorias analíticas, a saber: conteúdos multiplataformas e processos de convergência; intimidade e relações de proximidade; mídia tradicional e valor de celebridade; e descentralização da comunicação religiosa. Pelo seu caráter teórico e qualitativo, o trabalho apresenta exemplos considerados significativos pelos autores para relacionar os aspectos teóricos e as observações empíricas realizadas nas redes sociais digitais do padre Patrick. Acreditamos que o padre se insere nos fluxos midiáticos de distintas plataformas, evidenciando um momento em que a convergência não é mais novidade, mas pressuposto nas dinâmicas da midiatização.
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