Del altar a las redes sociales: características de la visibilidad mediática de padre Patrick Fernandes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.225625Palabras clave:
Visibilidad, visibilidad mediática, mediatización de la religión, sacerdotes influenciadores, padre Patrick FernandesResumen
Este artículo tiene como objetivo caracterizar la visibilidad mediática de los líderes religiosos contemporáneos en una sociedad en constante proceso de mediatización. Específicamente, se observa la presencia digital de padre Patrick Fernandes en Instagram y en YouTube. Este trabajo hace uso de cuatro categorías analíticas: contenidos multiplataformas y procesos de convergencia; intimidad y relaciones de proximidad; medios tradicionales y valor de celebridad; y descentralización de la comunicación religiosa. Por su carácter teórico y cualitativo, este estudio presenta ejemplos que los autores consideran significativos para relacionar los aspectos teóricos y las observaciones empíricas en las redes sociales digitales de padre Patrick. Creemos que el sacerdote forma parte de los flujos mediáticos de diferentes plataformas, evidenciando un momento en el que la convergencia ya no es nueva, sino que se presupone en las dinámicas de mediatización.
Descargas
Referencias
Abidin, C. (2015). Communicative intimacies: Influencers and perceived interconnectedness. Ada: A Journal of Gender, New Media, & Technology, 8.
Abidin, C., & Karhawi, I. (2021). Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 44(1), 289-301. https://doi.org/10.1590/1809-58442021114
Abidin, C. (2019). Minahs and minority celebrity: parody youtube influencers and minority politics in Singapore. Celebrity Studies, 12(4), 598-617. https://doi.org/10.1080/19392397.2019.1698816
Alves, J. E., & Cavenaghi, S., & Barros, L. F., & Carvalho, A. A. (2017). Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil. Tempo Social, 29(2), 215-242. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.112180
Berger, P. L. (2017). Os múltiplos altares da modernidade: Rumo a um paradigma da religião numa época pluralista. (N. C. M. Sobrinho, Trad.). Vozes.
Bruno, F. (2013). Máquinas de ver, modos de ser: Vigilância, tecnologia e subjetividade. Sulina.
Castells, M. (2003). A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Zahar.
Drescher, E. (2011). Tweet if you heart Jesus: Practicing church in the digital reformation. Morehouse Publishing.
Fechine, Y. (2014). Transmidiação e cultura participativa: Pensando as práticas textuais de agenciamento dos fãs de telenovelas brasileiras. Contracampo, 31(1), 5-22. https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i31.694
Ferguson, N. (2018). A praça e a torre: Redes, hierarquias e a luta pelo poder global (A. Tesheiner & G. Adams, Trads.). Planeta do Brasil.
Fernandes, P. (2022, 5 de maio). Conversa com Bial [Vídeo]. [Entrevista concedida a Pedro Bial]. TV Globo. https://globoplay.globo.com/v/10549799/?s=0s
Fernandes, P. P. [@padre_patrick]. (s.d.)b. Vídeos [Perfil de TikTok]. Acesso em: 30 abr. 2024. https://www.tiktok.com/@padre_patrick
Fernandes, P. P. [@PadrePatrickFernandes]. (s.d.)c. Vídeos [Canal do YouTube]. YouTube. Acesso em: 30 abr. 2024. https://www.youtube.com/c/PadrePatrickFernandes/videos
Fiegenbaum, R. Z. (2010). Midiatização: A Reforma Protestante do século XXI? Igrejas, dispositivos midiáticos e sistemas de valor, de visibilidade e de vínculo entre regulações e resistências. [Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. Repositório. https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2540
França, V. (2014). Celebridades: Identificação, idealização ou consumo?. In V. França et al. (Eds.), Celebridades no século XXI: Transformações no estatuto da fama (pp. 15-36). Sulina.
Freire, A. A., & Patriota, K. R. M. P. (2017). Transformações no imaginário cristão e espetáculo nas mídias sociais digitais: Fábio de Melo, de padre a celebridade religiosa. Culturas Midiáticas, 10(18), 214-229. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n1.35038
Padre Patrick Fernandes, fenômeno da internet, revela como reage às cantadas nas redes. (2022, 6 de maio). Gshow. https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/padre-patrick-fernandes-fenomeno-da-internet-revela-como-reage-as-cantadas-nas-redes.ghtml
Hervieu-Léger, D. (2015). O peregrino e o convertido: A religião em movimento (J. B. K., Trad., 2a ed.). Vozes.
Instagram. (2018, 10 de julho). Introducing the questions sticker. Instagram. Acesso em: 30 abr. 2024. https://about.instagram.com/blog/announcements/introducing-the-questions-sticker
Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência (Susana Alexandria, Trad., 2a ed.). Aleph.
Jesus, J. (2021, 14 de outubro). Estourado nas redes sociais, padre Patrick fala sobre críticas, fama e humor: 'Não é só isso que eu sou'. g1 Tocantins. https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/10/14/estourado-nas-redes-sociais-padre-patrick-fala-sobre-criticas-fama-e-humor-nao-e-so-isso-que-eu-sou.ghtml
Karhawi, I. (2017). Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Communicare, 17(ed. especial), 46-61. Acesso em: 10 jul. 2024. https://www.researchgate.net/publication/341983923_Influenciadores_digitais_conceitos_e_praticas_em_discussao
Karhawi, I. (2020). De blogueira a influenciadora: Etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Sulina.
Martino, L. M. S. (2016). Mídia, religião e sociedade: Das palavras às redes digitais. Paulus.
Medeiros, F. F., & Silva, A. A., & Souza, A. R., & Sbardelotto, M., & Gomes, V. B. (Eds.). (2024). Influenciadores digitais católicos: Efeitos e perspectivas. Ideias & Letras; Paulus.
Medeiros, F. F., & Souza, A. R., & Silva, A. A., & Sbardelotto, M., & Gomes, V. B. (2022). Influenciadores digitais da fé: celebridades ou evangelizadores?. Rumores, 16(31), 230-252. https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200401
Non Stop. [@nonstopproducoes]. (2021, 25 de agosto). Senhoras e senhores, apresento a vocês nosso novo contratado: @padre_patrick [Foto]. Acesso em: 30 abr. 2024. https://www.instagram.com/p/CTAjG0gpXgC/?img_index=1
Oro, I. P. (2013). O fenômeno religioso: Como entender. Paulinas.
Padre Patrick Fernandes. (2022, 1º de maio). O processo para ser sacerdote: Padre Patrick [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=9TDlexwluE0
Reade, J. (2020). Keeping it raw on the ‘gram: Authenticity, relatability and digital intimacy in fitness cultures on Instagram. New Media & Society, 23(3), 535-553. https://doi.org/10.1177/1461444819891699
Sbardelotto, M. (2024). A comunicação de uma “fé leve”, entre a irreverência religiosa e a autocelebrização clerical. In F. F. Medeiros, A. A. Silva, A. R. Souza, M. Sbardelotto & V. B. Gomes (Eds.), Influenciadores digitais católicos: Efeitos e perspectivas (pp. 93-190). Ideias & Letras; Paulus.
Sbardelotto, M. (2017). E o verbo se fez rede: Religiosidades em reconstrução no ambiente digital. Paulinas.
Sibilia, P. (2015). Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível. Fronteiras - Estudos Midiáticos, 17(3), 353-364. https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.09
Sibilia, P. (2016). O show do Eu: A intimidade como espetáculo. Contraponto.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Carolina dos Reis de Moraes Trindade, Odlinari Ramon Nascimento da Silva, Issaaf Karhawi, Josenildo Soares Bezerra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.