Ao Vivo em Vai Que Cola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.98634Palavras-chave:
Ficção televisiva brasileira, Simulação de ao vivo, Sitcom, Teatro, Quebra da quarta parede.Resumo
A primeira temporada de Vai Que Cola (MULTISHOW, 2013-2015) pode
ter produzido efeito singular no espectador televisivo. A simulação da transmissão
ao vivo, junto da quebra da quarta parede, a exposição dos bastidores, a reação da
plateia e o palco giratório, pode ter proporcionado ao telespectador a sensação
de sair do sofá, sentar na plateia do teatro, subir no palco de Vai Que Cola e ainda
atravessar as cortinas da sitcom. Com base no conceito da técnica do real sobre a
transmissão direta (ao vivo) de Mario Carlón e do conceito de ao vivo de Arlindo
Machado, pretende-se identificar por meio da análise audiovisual a contribuição
do teatro para a simulação do ao vivo, além de levantar um possível efeito do
produto sobre seu público.
Downloads
Referências
AMORIM, A. C. B. et al. Rede Record: 45 anos de história. São Paulo: Design, 1999.
BRANDINI, V. Millenials brasileiros e papel da tecnologia na vida dos jovens. 26 set. 2013. Disponível em: <http://valeriabrandini.blogspot.com.br/2013/09/valeria-brandini-fala-do-papel-da.html>. Acesso em: 20 ago. 2014.
CARLÓN, M. Do cinematógrafo ao televisivo: metatelevisão, linguagem e temporalidade. Tradução de Cecilia Prada. São Leopoldo: UNISINOS, 2012.
CARLOS, C. S. Em tempo real: Lost, 24 Horas, Sex and the City e o impacto das novas séries de TV. São Paulo: Alameda, 2006.
CONNOR, S. Cultura pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.
DIDEROT, D. Discurso sobre a poesia dramática. Tradução, organização, apresentação e notas de Frank de Mattos. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
FILHO, D. O circo eletrônico: fazendo TV no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
FONSECA, J. Entrevista concedida a Ana Márcia Andrade. Ana Márcia Andrade. Rio de Janeiro: Riocentro, 4 jun. 2015.
LIPOVETSKY, G. Programa roda viva. Memória Roda Viva. 16 dez. 2004. Disponível em: <http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/567/entrevistados/gilles_lipovetsky_2004.html>. Acesso em: 06 jun. 2014.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. 3. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
MATTOS, S. 1948 – Um perfil da TV brasileira: 40 anos de história – 1950/1990. Salvador: Associação Brasileira de Agências de Propaganda, 1990.
MEMÓRIA GLOBO. Sai de Baixo. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/humor/sai-de-baixo/producao.htm>. Acesso em: 20 jun. 2014.
METZ, C. História do discurso: notas sobre dois voyeurismos. In: XAVIER, I. (Org.). A experiência do cinema: antologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal; Embrafilme, 1983a. p. 403-410.
______. O dispositivo cinematográfico como instituição social entrevista com Christian Metz. In: XAVIER, I. (org.). A experiência do cinema: antologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal; Embrafilme, 1983b. p. 411-434.
______. O significante imaginário: psicanálise e cinema. Tradução de António Durão. Direção de Salvato Teles de Menezes. Lisboa: Horizonte, 1980. (Coleção Horizonte de Cinema)
MILLS, B. The sitcom. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.
MULTISHOW. Vai Que Cola. 2013. Disponível em: <http://multishow.globo.com/diario-de-gravacao/platb/2013/06/19/paulo-gustavo-fala-sobre-relacao-com-diretores-de-vai-que-cola/>. Acesso em: 5 dez. 2013.
PALLOTTINI, R. Dramaturgia de televisão. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
POR ÁGUA abaixo. Vai Que Cola. 1ª Temporada, episódio 31. Diretor: César Rodrigues e João Fonseca. Produtor: Conspiração Filmes. Rio de Janeiro: Multishow, 19 agosto 2013. Série. Disponível em: <http://multishow.globo.com/programas/vai-que-cola/episodios/773.htm>. Acesso em: 19 jun. 2014.
RODRIGUES, C. Entrevista concedida a Ana Márcia Andrade. Ana Márcia Andrade. Entrevista concedida por WhatsApp, 12 set. 2015.
ROUBINE, J-J. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SILVA, F. L. P. (Coord.). O Teleteatro Paulista nas décadas de 50 e 60. (Cadernos, 4). São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Informação e Documentação Artísticas, Centro de Documentação e Informação sobre Arte Brasileira Contemporânea, 1981.
SOARES, L. Entrevista concedida a Ana Márcia Andrade. Rio de Janeiro: Riocentro, 4 jun. 2015.
XAVIER, I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transferência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
YES, P.; BOTTINI, M.; CHAHESTIAN, A. 50 Anos Record. São Paulo: Referência, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.