Interações sociais em ambientes digitais: um estudo sobre blogs de moda a partir de Goffman
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.99968Palavras-chave:
Blogs de moda, Ambientes digitais, Interação social, Erving Goffman.Resumo
Este artigo pretende abordar algumas dinâmicas de interação social
existentes em ambientes digitais a partir da análise de uma ferramenta midiática
específica: os blogs de moda. Páginas virtuais com esse perfil ganharam
expressividade, proporcionando o desenvolvimento de uma dinâmica interacional
relevante e despertando muitos comentários com os mais diversos objetivos.
Essa expressividade contribuiu para que blogs de moda com audiências ativas e
numerosas ganhassem relevância no campo da moda, indicando o poder dessas
mídias na atualidade. Nesse sentido, novas agentes sociais surgem – as blogueiras
de moda –, motivando dinâmicas interacionais específicas. Para compreender
essa dinâmica, serão usados alguns conceitos e estudos desenvolvidos pelo autor
canadense Erving Goffman.
Downloads
Referências
BABADEIRA. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.
BLOGUEIRA SHAME. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.
BOURDIEU, P. A distinção – crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BRAGA, A. Ciber-cultura feminina: interação social em um weblog. E-Compós, v. 9, 2007.
______. Personas materno-eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern. Porto Alegre: Sulina, 2008.
GAROTAS ESTÚPIDAS. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.
GOFFMAN, E. A Representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1996.
______. Ritual de interação – ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2012.
HONORATO, R. Como blogueiras fazem da moda um negócio lucrativo. Revista Veja [on-line], 2013. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/como-blogueiras-fazem-da-moda-um-negocio-lucrativo>. Acesso em: 14 maio 2015.
MEAD, G. H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1984.
SANDUÍCHE DE ALGODÃO. Disponível em: <http://www.sanduichedealgodao.com.br/>. Acesso em: 30 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.