Social interactions in digital environments: a study on fashion blogs based on Goffman
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.99968Keywords:
Fashion blogs, Digital environments, Social interaction, Erving Goffman.Abstract
The article intends to address some social interaction dynamics that
exists in digital environments, from the analysis of a specific media tool: fashion
blogs. Web pages with this profile won expressiveness, allowing the development
of relevant interational dynamics, arousing several comments with the most
diverse goals. This expressiveness contributed to fashion blogs – with active and
numerous visitors – gain relevance in the fashion field, even outside the web,
indicating the power of these media nowadays. In this sense, new social actors
emerge – the fashion female bloggers – motivating specific and interactive
dynamics. To understand this dynamics, we used some concepts and studies
developed by the Canadian author Erving Goffman.
Downloads
References
BABADEIRA. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.
BLOGUEIRA SHAME. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.
BOURDIEU, P. A distinção – crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BRAGA, A. Ciber-cultura feminina: interação social em um weblog. E-Compós, v. 9, 2007.
______. Personas materno-eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern. Porto Alegre: Sulina, 2008.
GAROTAS ESTÚPIDAS. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.
GOFFMAN, E. A Representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1996.
______. Ritual de interação – ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2012.
HONORATO, R. Como blogueiras fazem da moda um negócio lucrativo. Revista Veja [on-line], 2013. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/como-blogueiras-fazem-da-moda-um-negocio-lucrativo>. Acesso em: 14 maio 2015.
MEAD, G. H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1984.
SANDUÍCHE DE ALGODÃO. Disponível em: <http://www.sanduichedealgodao.com.br/>. Acesso em: 30 nov. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.