“Meu Pedacinho de Chão”: audiovisual postmodernism, rhizome and the possible reconfigurations of the telenovela
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.106852Keywords:
Telenovela, Luiz Fernando Carvalho, Meu Pedacinho de Chão, Rhizome, Audiovisual postmodernism.Abstract
In the audiovisual production field, a director’s authorial work is an
important element of singularity in the final product. This article analyses the
telenovela Meu Pedacinho de Chão and how Luiz Fernando Carvalho’s direction
becomes noticeable through the elements shaping his authorial style. For
example, the postmodern stylistic already used by Carvalho in other plays is also
present on this production, through transtextual collage of references and the
anti-naturalism feature of sets and costumes. We assume that the complexity
of his work is just possible because of his way to organize a production team,
something very close to the rhizome concept as defined by Deleuze and Guattari.
Therefore, we expect this production be an example for a possible new age to the
Brazilian soup opera.
Downloads
References
BALOGH, A. M. Benedito Ruy Barbosa: Intertextualidade e Recepção. Revista Novos Olhares, São Paulo, n. 1, 1998.
______. O Discurso Ficcional na TV. São Paulo: Edusp, 2002.
BECKER, V.; GAMBARO, D.; SOUZA FILHO, G. L. O impacto das mídias digitais na televisão brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento. Palabra Clave, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 341-373, 2015.
CARVALHO, L. F. Sobre Lavoura Arcaica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
COLLAÇO, F. M. Luiz Fernando Carvalho e o processo criativo na televisão: a minissérie Capitu e o estilo do diretor. 2013, 188 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2013.
DAMIÃO, R. “Sou uma defensora das novelas mais curtas”, diz Juliana Paes. Uol TV e Famosos, Rio de Janeiro, 28 mar. 2014. Disponível em: <http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/28/sou-uma-defensora-das-novelas-mais-curtas-diz-juliana-paes.htm>. Acesso em: 12 nov. 2015.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Introdução: Rizoma. In: ______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1995. p. 11-38.
FONSECA, R. “Quero um novo ciclo na TV”, diz Luiz Fernando Carvalho. O Globo, São Paulo, 16 nov. 2013. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/quero-um-novo-ciclo-na-tv-diz-luiz-fernando-carvalho-10375021>. Acesso em: 17 fev. 2014.
GAMBARO, D.; FERREIRA, G. S. N. Introdução à TV: caderno de estudos. Material Didático. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2011.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. 21. ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2011.
LOPES, M. I. V. Vivendo com a telenovela: mediações, recepção e teleficcionalidade. São Paulo: Editora Summus, 2002.
______. Memória social e Ficção Televisiva em Países Ibero-Americanos. São Paulo: Editora Globo Universidade, 2013.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2003.
MAROTHY, M. Entrevistas: Luiz Fernando Carvalho. Blog Boulevard do Crepúsculo, 2009. Disponível em: <https://renatofelix.wordpress.com/2009/08/27/entrevistas-luiz-fernando-carvalho/>. Acesso em: 11 nov. 2015.
MASCARELLO, F. História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
MEU PEDACINHO DE CHÃO. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Rio de Janeiro: Rede Globo, 7 abr./1 ago. 2014, telenovela.
PADIGLIONE, C. Novela “Meu Pedacinho de Chão” volta com apenas 20 atores. Estadão, São Paulo, 11 mar. 2014. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,novela-meu-pedacinho-de-chao-volta-com-apenas-20-atores,1139292>. Acesso em: 11 nov. 2015.
______. “Meu Pedacinho de Chão” não se acomoda e faz nevar no rio. Estadão, São Paulo, 21 jul. 2014. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,meu-pedacinho-de-chao-nao-se-acomoda-e-faz-nevar-no-rio,1531589>. Acesso em: 11 nov. 2015.
PALLOTINI, R. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998.
PUCCI JR., R. L. Cinema brasileiro pós-moderno: o neon-realismo. Porto Alegre: Sulina, 2008.
______. A televisão brasileira em nova etapa? Hoje é dia de Maria e o Cinema Pós-Moderno. In: XIX ENCONTRO DA COMPÓS, 19, 2010, Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.