The mermaids of the Vila Silva’s Sea: a photoethnographic journey

Authors

  • Roberta Brandão Universidade Federal do Pará
  • Marina Ramos Neves de Castro 5591992707772

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.197975

Keywords:

Photoetnography, Carimbó, Carimbozeiras, Amazonian Community

Abstract

This paper puts forth a narrative and, perhaps, an interpretation of the processes of meaning construction by a group of Amazonian carimbó musicians —“As Sereias do Mar” — from Vila Silva village, municipality of Marapanim, Pará, through images produced between 2015 and 2019. Visual storytelling can unveil understandings and interpretations that go beyond those made possible by literature. Thus, the present photoethnographic narrative is an aesthetic, a being-together, a way of seeing and feeling a world that is experienced, built and echoed in an Amazonian community, which is construed and made visible by living the carimbó. The constructed visual storytelling narrates a certain understanding of a world that materializes itself in the images and interpretation produced here.

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Author Biographies

  • Roberta Brandão, Universidade Federal do Pará

    Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Estácio FAP - Faculdade do Pará, e Mestra em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará, UFPA.

  • Marina Ramos Neves de Castro, 5591992707772

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA da Univerisdade Federal do Pará. Mestre em Artes pelo PPGArtes do Instituto de Ciências das Artes (UFPA, 2013) e mestre em Études des Societés Latino-Americaines (option Communication et Culture) pela Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris 3, 2003). Durante três anos seguiu os cursos de história da arte do Museu do Louvre, em Paris e, durante um ano, cursos de história da arte e das civilizações na Université de Montréal. Iniciou curso de doutorado em sociologia da cultura na Université de Sorbonne-Descartes (Paris 5), concluindo os créditos e a pesquisa de campo, mas não chegou a defender a tese. Coordenou o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ) durante 4 anos e, também nessa instituição, os cursos de Especialização em Gestão em Comunicação e Marketing. Na FAZ ainda desenvolveu o projeto acadêmico-pedagógico "Expor-FAZ", por meio do qual professores e alunos de diferentes disciplinas desenvolveram ações de criação, produção e exposição de projetos associando história da arte e publicidade. Também atuou como professora no curso de Especialização Imagem e Sociedade, na UFPA. Como professora, a nível de graduação e pós-graduação (especialização), ministrou as disciplinas História da Arte, Estética da Comunicação e Sociologia da Comunicação. Trabalhou ainda, durante 9 anos, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, desenvolvendo atividades junto ao Centro de Convenções, ao Departamento de Ação Cultural e, durante um ano no Museu da Imagem e do Som. Em 2012 foi responsável pela curadoria e montagem da exposição Pai d´égua Brasil em defesa do ECA, da artista plástica Lúcia Gomes.

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Published

2023-05-17

Issue

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How to Cite

The mermaids of the Vila Silva’s Sea: a photoethnographic journey. (2023). Novos Olhares, 12(1), 117-139. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.197975