The relation between festivity and engagement in the #EleNão protest
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.220299Keywords:
Festivity, politics, participation, engagementAbstract
The 2018 #EleNão Protest in Brazil showed a significant participation of the population. Analysis, by experience and reflection, of this protest in the municipality of São Paulo, found a composition permeated by festive elements. Thus, the notion of party dramaturgy as a proposition of aspects that indicate the relevant relation between art, politics, and festivities can highlight the encounter as points of discussion to analyze the #EleNão case. Between celebration and protest, the festivity merges as a fragmented expression that enables a dialectical participation and the exposition of pluralized positions, which exceed its main agenda.
Downloads
References
Brum, E. (2018). O ataque dos machos brancos: a tensão de gênero, raça e classe marcou a eleição de 2018. El País. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/21/opinion/1542809746_443796.html
Castro, M., & Abramovay, M. (2019). Quarta onda ou um feminismo maremoto? Significados do “#ELE NÃO” nas ruas do Brasil. Juventude.br, (17), 23-31.
Cunha, M. C. P. (2001). Veneza, África, Babel: Leituras republicanas, tradições coloniais e imagens do carnaval carioca. In: I. Jancsó, & I. Kantor (Orgs.), Festa: cultura e sociabilidade na américa portuguesa (pp. 55-72). Editora da Universidade de São Paulo/Edusp/Imprensa Oficial/Fapesp.
Figueiredo, L. (2001) A revolta é uma festa: relações entre protestos e festas na América portuguesa. In I. Jancsó, & I. Kantor (Orgs.), Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa Vol I (pp. 263-277). Editora da Universidade de São Paulo/Edusp/Imprensa Oficial/Fapesp.
Goldstein, A. (2020). O sucesso das “guerras culturais” na campanha 2018: Bolsonaro no Facebook e Instagram. Revista Inter-legere, 2(26). https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n26ID20148
Hardt, M., & Negri, A. (2004). Multitude: war and democracy in the Age of Empire. The Penguin Press.
Kalil, I. (2018). #EleNão e #Elesim: uma perspectiva feminista sobre os protestos em São Paulo e sua repercussão. Blog da Boitempo. https://blogdaboitempo.com.br/2018/10/04/elenao-e-elesim-uma-perspectiva-feminista-sobre-os-protestos-em-sao-paulo-e-sua-repercussao/
Martuscelli, D. E. (2020). A crise política e os conflitos de classe não importam na análise das eleições de 2018?: um comentário crítico à obra “O Brasil dobrou à direita” de Jairo Nicolau. Cadernos Cemarx, 13, 1-21. https://doi.org/10.20396/cemarx.v13i00.14744
Paulino, S., & Paulino, S. (2019). #ELENÃO: Reflexões sobre ciberativismo feminista no Brasil nas eleições presidenciais de 2018. Revista Acadêmica Magistro, 1(19), 1-17.
Reis, J. J. (2001) Batuque negro: repressão e permissão na Bahia oitocentista. In I. Jancsó, & I. Kantor (Orgs.), Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa Vol I (pp. 339-358). Editora da Universidade de São Paulo/Edusp/Imprensa Oficial/Fapesp.
Rossi, A., & Carneiro, J. D., & Gragnani, J. (2018). #EleNão: A manifestação histórica liderada por mulheres no Brasil vista por quatro ângulos. BBC News Brasil. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45700013
Soares, D. (2021). O eco das eleições 2018 no ciberespaço: as vozes das ruas nas redes (e vice-versa). Oficina do historiador, 14(1), 1-11. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39422
Souza, M. M. (2001). História, mito e identidade nas festas de Reis negros no Brasil – séculos XVIII e XIX. In I. Jancsó, & I. Kantor (Orgs.), Festa: Cultua e sociabilidade na América Portuguesa Vol I (pp. 249-260). Editora da Universidade de São Paulo/Edusp/Imprensa Oficial/Fapesp.
Streeck, W. (2018). Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático. Boitempo.
Vasconcelos et al. (2018). Noticiação por clicks: a cobertura fotográfica do movimento Ele Não no Cariri pelo Portal Badalo. Revista CONADIS: anais do congresso nacional da diversidade do semiárido.
Žižek, S. (2013). Problemas no Paraíso. In: Rolnik et al, Cidades Rebeldes. Boitempo.
Wrublevski, M. (2022). Encontro e ritual em dramaturgias. Dramaturgia em foco. 6(1), 31-49.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Matilde Wrublevski
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Funding data
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Grant numbers Programa de demanda social - Bolsa Pais: