A construção social de uma ideia de Índia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.122834Palabras clave:
Representação, Espiritualidade, Índia, PeregrinaçãoResumen
Investigo a noção de Índia espiritualizada baseada na ideia do discurso enquanto construção social.Analiso, por um lado, o discurso de peregrinos à Índia e, por outro, narrativas apresentadas em diversas fontes (páginas da Internet, jornais e revistas de turismo, livros, guias e agências de viagens) que promovem viagens à Índia.Entendo que a noção de uma Índia “espiritualizada” é frequentemente influenciada pelos discursos veiculados na mídia (e pelos próprios viajantes que relatam suas vivências aos familiares e amigos), devido ao fato de o “místico” e/ou “espiritual” ser o elemento que aparece ali e desse tipo de narrativa influenciar outros a estarem mais dispostos a enxergar certas situações como espirituais ou místicas. Verifiquei que esse tipo de narrativa é um indicativo da imagem construída pelos agentes sociais que têm por objetivo “divulgar a cultura indiana”.
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