Pretensiones críticas en la serie de TV Segunda Chamada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.201989Palabras clave:
Crítica, Comunicación, Educación, Serie de TV, Segunda ChamadaResumen
El artículo pretende confrontar los sentidos de la crítica atribuída a la serie de televisión Segunda Chamada (2019 y 2021), de la Red Globo. Lanzada inicialmente en TV aberta y luego en la plataforma de setreaming Globoplay, la serie se presenta como un produto que reflexiona criticamente sobre los problemas de la realidade social brasileña a partir de enfoques pedagógicos y comunicativos desarrolhados en el ámito escolar. No solo la serie, sino otras interpretaciones repercutidas en los medios, reafirman la producción como un destacado gesto crítico en torno a estos temas. Ante ello, proponemos tensionar esta visión, a partir de una recuperación del concepto de crítica para orientar el análisis de la serie. No solo la serie, sino otras interpretaciones repercutidas en los medios, reafirman la producción como un destacado gesto crítico en torno a estos temas. Ante ello, proponemos tensionar esta visión, a partir de una recuperación del concepto de crítica para orientar el análisis de la serie.
Descargas
Referencias
Adorno, T., & Horkheimer, M. (1985). Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Zahar.
Bezerra, G. (2019). Crítica: Segunda Chamada, da Globo, é um retrato fiel das dificuldades dos brasileiros. Mix de Séries. https://bit.ly/3UJ9MXn
Braga, J. L. (2006). A sociedade enfrenta sua mídia: Dispositivos sociais de crítica midiática. Paulus.
Butler, J. (2002). O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault. Cadernos de Ética e Filosofia Política, (22), 159-179.
Foucault, M. (1990). O que é a crítica? Crítica e Aufklärung. Espaço Michel Foucault.
França, V., Simões, P. (2016). Curso Básico de Teorias da Comunicação. Autêntica.
França, V. (2014). Crítica e metacrítica: contribuição e responsabilidade das teorias da comunicação. MATRIZes, 8(1).
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.
Leone, L. (2021). Segunda Chamada: “É o projeto da minha vida”, diz Débora Bloch sobre série no Globoplay. Adoro Cinema. https://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia
Morin, E. (2018). Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo: Neurose e necrose.
Müller, M. (2020). Segunda Chamada: Coletiva marca o lançamento de segunda temporada. Papo de cinema. https://bit.ly/3hPSzx4
Priest, S. H. (2011). Pesquisa de mídia: Introdução. Penso.
Santana, A. (2021). Segunda Chamada se mantém contundente e necessária em nova temporada. Uol Play. https://bit.ly/3XdYSdO
Scire, R. (2019). Realista e muito tensa, Segunda Chamada cria problema para a Globo. Notícias da TV. https://bit.ly/3EEv4zL
Souza, E. S. (2021). ‘Segunda Chamada’: Ensino público volta ao foco em nova temporada. Terra. https://bit.ly/3UJjRDD
Stycer, M. (2019). Segunda Chamada: Ao abraçar a realidade, ficção pode atingir outro patamar. Splash UOL. https://bit.ly/3GmgiPt
Stycer, M. (2021). Globo tira da TV e joga no streaming duas séries que fazem crítica social. UOL. https://bit.ly/3AnksDc
Williams, R. (2015). Recursos da esperança. Editora Unesp.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ercio Sena
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.