Relações de gênero nos estudos de recepção e de consumo midiático: as perspectivas das teses e dissertações em comunicação entre 2010 e 2015

Autores

  • Tainan Pauli Tomazetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paula Coruja Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131734

Palavras-chave:

Relações de gênero, Recepção, Consumo midiático.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um panorama de pesquisas de recepção e consumo midiático, a partir do recorte de relações de gênero, tendo como materiais de análise teses e dissertações desenvolvidas nos programas de pós-graduação em comunicação no período entre 2010 e 2015. Das 191 pesquisas de recepção e consumo midiático coletadas no período de nosso levantamento, apenas quinze tematizaram relações de gênero, sendo que oito são estudos de recepção e sete de consumo midiático Desse total, doze pautam suas reflexões a partir do âmbito de estudos feministas, considerando-se aquelas pesquisas que contemplam de alguma forma as lutas sociais das mulheres relativas à dominação masculina; três estudos contemplam as perspectivas queer e/ou das homossexualidades; e um reflete relações de gênero pelo viés das masculinidades

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tainan Pauli Tomazetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Comunicação e Informação, na linha de pesquisa Cultura e Significação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, também pela UFSM. Membro do grupo de pesquisa Processos Comunicacionais: Epistemologia, Midiatização, Mediações e Recepção (Processocom).

  • Paula Coruja, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Jornalista com Masters of Business Administration (MBA) em Administração e Marketing, com experiência em Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo e Edição.

Referências

AVEIRO, G. L. R. T. Mulheres na revista TPM: análise discursiva da construção da singularidade feminina. 2015. Dissertação (Mestrado em comunicação e semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

BRAUN, H. G. As múltiplas prisões femininas: um estudo sobre os textos e contextos midiáticos no ambiente prisional. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

BUTLER, J. P. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CONNELL, R. W. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 185-206, jul./dez. 1995.

CRETAZ, L. Vilania e homossexualidade: o personagem Félix Khoury da telenovela Amor à vida nas leituras da comunidade LGBT na cidade de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.

DORNELES, A. P. C. As relações de gênero presentes nos anúncios publicitários do sabão em pó Omo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.

DUMONT, L. M. M. O imaginário feminino e a opção pela leitura de romances de séries. 1998. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.

ESCOSTEGUY, A. C. Notas para um estado da arte sobre os estudos brasileiros de recepção nos anos 90. In: MACHADO, J.; LEMOS, A.; SÁ, S. P. (Orgs.). Mídia.BR. Porto Alegre: Sulina, 2004.

______. Comunicação e gênero: A aventura da pesquisa. Porto Alegre: PUCRS, 2008.

GOMIDE, S. D. V. Representações das identidades lésbicas na telenovela Senhora do destino. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2006.

JACKS, N. (Org.). Meios e audiências 2: A consolidação dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2014.

JACKS, N.; MENEZES, D.; PIEDRAS, E. Meios e audiências: A emergência dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2008.

______. et al. Jovem e consumo midiático: dados preliminares do estudo piloto e da pesquisa exploratória. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 23., 2014, Belém. Anais… Belém: UFPA, 2014.

JOHN, V. M. Mundos possíveis e telenovela: memórias e narrativas melodramáticas de mulheres encarceradas. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

______.; COSTA, F. Mulheres, identidade de gênero e sexualidade: Problemáticas e desafios a partir do recorte de sexo. In: JACKS, N. (Org.). Meios e audiências 2: A consolidação dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2014.

MISKOLCI, R. A teoria queer e a sociologia: O desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 21, p. 150-82, jan./jun. 2009.

OLIVEIRA, J. A. A construção discursiva e a recepção da homoafetividade na teledramaturgia brasileira: consumo, representação e identidade homossexual. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2014.

PISCITELLI, A. Gênero − a história de um conceito. In: ALMEIDA, H. B.; SZWKO, J. Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.

QUEIROZ, M. M. A. Eu não quero ser a mulher saliente! Eu prefiro ser a Isabella Swan!: apropriações das identidades femininas por crianças na recepção midiática. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

RODRIGUES, B. M. Sem maneiras de conquistar seu homem: apropriações do discurso sobre a mulher na revista TPM. 2013. Dissertação (Mestrado em comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

RONSINI, V. Cotidiano rural e recepção de televisão: o caso Três Barras. 1993. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

SANTOS, E. R. Estudo de recepção em comunicação: as representações do feminino no mundo do trabalho das teleoperadoras. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SANTOS, F. B. Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

SCHMITZ, D. M. Vivendo um projeto em família: consumo midiático, beleza feminina e o sonho juvenil de ser modelo profissional. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul./dez, 1990.

SIFUENTES, L. Telenovela e a identidade feminina de jovens de classe popular. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

______. “Todo mundo fala mal, mas todo mundo vê”: estudo comparativo do consumo de telenovela por mulheres de diferentes classes. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SILVA, R. C. Feminino velado: a recepção da telenovela por mães e filhas das classes populares. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Santa Maria, 2011.

TOALDO, M. M.; JACKS, N. A. Consumo midiático: uma especificidade do consumo cultural, uma antessala para os estudos de recepção. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 22., 2013, Salvador. Anais… Salvador: UFBA, 2013.

TONON, J. B. Recepção de telenovelas – identidade e representação da homossexualidade: um estudo de caso da novela Mulheres Apaixonadas. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Paulista, Bauru, 2005.

TRINDADE, W. D. Os efeitos de personagens LGBTs de telenovelas na formação de opinião dos telespectadores sobre a homossexualidade. 2010. Dissertação (Mestrado em comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

WOTTRICH, L. H. Envelhecer com Passione: a telenovela na vida de idosas das classes populares. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Santa Maria, 2011.

Downloads

Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Tomazetti, T. P., & Coruja, P. (2017). Relações de gênero nos estudos de recepção e de consumo midiático: as perspectivas das teses e dissertações em comunicação entre 2010 e 2015. Novos Olhares, 6(1), 115-128. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.131734