Circulação e Consumo da Telenovela Salve Jorge: O Caso de Maria Vanúbia no Twitter

Autores

  • Sandra Depexe Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.84753

Palavras-chave:

recepção/consumo, circulação, telenovela, Twitter,

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre o consumo simultâneo de televisão e do Twitter, o texto articula a análise de discurso peuchetiana com a sociologia bourdiana para captar o funcionamento do imaginário: os modos pelos quais uma personagem é apresentada na telenovela e discursivisada pelo público/audiência no Twitter. Como elemento constitutivo do corpus de pesquisa selecionamos comentários sobre a telenovela Salve Jorge (Rede Globo 2012/2013) que mencionavam a personagem Maria Vanúbia, papel da atriz Roberta Rodrigues. Como resultado, avaliamos que o sucesso alcançado pela personagem no Twitter é atravessado pela distinção de classe.

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Biografia do Autor

  • Sandra Depexe, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria, bolsista CAPES. Mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela mesma instituição.

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Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Depexe, S. (2015). Circulação e Consumo da Telenovela Salve Jorge: O Caso de Maria Vanúbia no Twitter. Novos Olhares, 4(1), 258-271. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.84753