N° 23 - Trinta anos de "O discurso e a cidade"

2023-06-14

A Opiniães - Revista dos alunos de literatura brasileira convida todas e todos pesquisadores a colaborar com seu novo número, cujo dossiê temático será “Trinta anos de O discurso e a cidade”

 

A versatilidade e o dinamismo de um intelectual tão central para a cultura brasileira do século XX quanto Antonio Candido dificultam o trabalho de quem pretende limitá-lo a apenas uma de suas facetas. O rótulo de sociólogo, por exemplo, pode ser rapidamente questionado diante da sua monumental contribuição para os estudos de literatura, que inaugurou uma tradição e fundamentou a formação de gerações de professores, críticos literários e pesquisadores. Restringi-lo ao papel de crítico literário, por sua vez, desconsidera sua relevância política, seja no interior da academia, como na consolidação de departamentos e cursos universitários, programas de pós-graduação e associações docentes em diferentes instituições; seja na esfera pública, como na resistência a duas ditaduras e na defesa da democracia e dos direitos humanos. Seis anos após sua ausência, a obra de Antonio Candido segue viva como bibliografia fundamental dos cursos de humanidades e seu pensamento permanece como contribuição incontornável para a reflexão contemporânea sobre a literatura e a cultura brasileiras.

 

Para comemorar os trinta anos da primeira edição de O discurso e a cidade, um dos livros mais importantes do autor e que contém ensaios clássicos como “Dialética da Malandragem” e “De cortiço a cortiço”, a Opiniães organizará um dossiê dedicado à teoria literária brasileira, em especial à obra de Antonio Candido, suas contribuições e desdobramentos. Por isso, o dossiê receberá artigos que discutam a obra de Candido ou a utilizem como base para análises literárias próprias. Além do dossiê temático serão recebidos artigos de tema livre e resenhas de livros publicados há até 2 anos. Também serão avaliadas as criações literárias (poesia ou prosa), que podem ser enviadas em fluxo contínuo. 

 

As submissões devem ser enviadas pelo site da revista de 14 de junho de 2023 até 30 de julho de 2023. A Opiniães receberá artigos e textos de pesquisadores vinculados ou não a instituições acadêmicas, independentemente de sua titulação. Mais informações sobre a preparação dos manuscritos e submissão dos textos, consulte o link: https://www.revistas.usp.br/opiniaes.

 

Editores: Ana Clara Fernandes, Bruna Coradini, Max Luiz Gimenes, Rafael Bonavina