Prorrogação de prazo - Nº 23

2023-07-27

Dossiê temático - “Trinta anos de O discurso e a cidade

 

A versatilidade e o dinamismo de um intelectual tão central para a cultura brasileira do século XX quanto Antonio Candido dificultam o trabalho de quem pretende limitá-lo a apenas uma de suas facetas. O rótulo de sociólogo, por exemplo, pode ser rapidamente questionado diante da sua monumental contribuição para os estudos de literatura, que inaugurou uma tradição e fundamentou a formação de gerações de professores, críticos literários e pesquisadores. Restringi-lo ao papel de crítico literário, por sua vez, desconsidera sua relevância política, seja no interior da academia, como na consolidação de departamentos e cursos universitários, programas de pós-graduação e associações docentes em diferentes instituições; seja na esfera pública, como na resistência a duas ditaduras e na defesa da democracia e dos direitos humanos. Seis anos após sua ausência, a obra de Antonio Candido segue viva como bibliografia fundamental dos cursos de humanidades e seu pensamento permanece como contribuição incontornável para a reflexão contemporânea sobre a literatura e a cultura brasileiras.

 

Para comemorar os trinta anos da primeira edição de O discurso e a cidade, um dos livros mais importantes do autor e que contém ensaios clássicos como “Dialética da Malandragem” e “De cortiço a cortiço”, a Opiniães organizará um dossiê dedicado à teoria literária brasileira, em especial à obra de Antonio Candido, suas contribuições e desdobramentos. Por isso, o dossiê receberá artigos que discutam a obra de Candido ou a utilizem como base para análises literárias próprias. Além do dossiê temático serão recebidos artigos de tema livre e resenhas de livros publicados há até 2 anos. Também serão avaliadas as criações literárias (poesia ou prosa), que podem ser enviadas em fluxo contínuo. 

 

As submissões podem ser enviadas pelo site da revista até o dia 31 de agosto de 2023. A Opiniães receberá artigos e textos de pesquisadores vinculados ou não a instituições acadêmicas, independentemente de sua titulação. Mais informações sobre a preparação dos manuscritos e submissão dos textos, consulte o nosso site clicando aqui.

 

Editores: Ana Clara Fernandes, Bruna Coradini, Max Luiz Gimenes, Rafael Bonavina