Nº 25 - Nordeste Caleidoscópio - [Chamada de Trabalhos]

2024-07-08

Historicamente, a cultura popular nordestina foi marginalizada por uma classe burguesa que dominava o cenário cultural, influenciada pelo poder financeiro derivado da escravidão, do extermínio ameríndio e das plantações de açúcar, algodão e cacau. A visão dessa classe hegemônica sobre o Nordeste contribuiu para a disseminação de uma ideia específica de regionalismo, que, por vezes, desapropriou a produção cultural nordestina do direito de poder ser considerada também nacional. Hoje, buscamos superar esses entraves com reflexão e reconhecimento da diversidade e da riqueza latentes na produção literária desse caleidoscópico Nordeste. Este dossiê objetiva reunir trabalhos que explorem a riqueza e a multiplicidade da produção literária nordestina, destacando suas contribuições para a cultura brasileira. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem artigos que:

  • abordem a relação entre Literatura e Nordeste em suas múltiplas aparições;
  • desafiem estereótipos e ressignifiquem as diversas marcas pejorativamente intituladas regionalistas;
  • contemplem a historiografia, a poesia, a prosa, o cordel ou outras manifestações que compõem a literatura nordestina em toda a sua complexidade;
  • analisem problemas estéticos, identitários e sociais expressos através da literatura nordestina.

Além do dossiê temático, serão recebidos artigos de tema livre e resenhas de livros publicados há até 2 anos. Também serão avaliadas criações literárias de tema livre ou que dialoguem com o tema do dossiê (poesia ou prosa), as quais podem ser enviadas em fluxo contínuo. A submissão dos textos deverá seguir as normas estabelecidas pela revista e deve ser feita até o dia 15 de agosto de 2024 via sistema, pelo endereço eletrônico www.revistas.usp.br/opiniaes.

Ana Clara Fernandes, Lucas Motta, Magno Almeida - Editores Opiniães (qualis A4) #25