Chamada de Trabalhos: Opiniães n. 27

2025-06-23

     Entre as primeiras categorias que o leitor capta em uma obra literária, a dimensão do espaço, tal qual a do tempo, pode inadvertidamente ser interpretada como vazia de significado poético. Segundo essa ótica, a considerar o protagonista no centro do seu mundo, teriam mais valor o caráter das personagens, suas ações, sua complexidade psicológica, as relações estabelecidas ao longo da trama, e assim por diante. Ocorre que, após o desprestígio do naturalismo – que subordina deterministicamente a personagem ao seu ambiente, de modo que este tenha predominância sobre aquela –, o espaço literário se viu relegado ao quase esquecimento. No entanto, compreender a prosa brasileira como mera alternância de ações e diálogos é rebaixar sua complexidade e a engenhosidade de seus autores. 

     Nesse sentido, o espaço doméstico faz-se presente em todo o decurso da produção literária brasileira, e pode ser interpretado tanto como lugar de intimidade e subjetivação, como também espaço de cerceamento, tensão e exercício do poder. Segundo Simone Rossinetti Rufinoni, no ensaio “Um país dentro da casa: o caráter político do espaço doméstico em três romances brasileiros” (2019), “[a] casa é lócus muito peculiar: por um lado, é espaço do dentro por oposição ao espaço do fora, mas o recesso da intimidade é um outro dentro para o qual a casa é também um fora”, o que a torna “um lugar que se entronca à intimidade e, ao mesmo tempo, acena com a virtualidade da dinâmica do mundo”. Ao examinar as linhas das relações familiares ou assemelhadas, percebe-se a casa como palco de embates psicológicos e culturais, que os limites da propriedade privada não foram capazes de eximir das disputas políticas e sociais.

     A Opiniães: Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (Qualis A4, e-ISSN 2525-8133) anuncia a abertura de chamada para o dossiê temático “O eu ancorado: espaços da intimidade na prosa brasileira”. Este dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que analisem os espaços da intimidade como portadores de sentido na prosa brasileira do romantismo em diante. Convidamos, portanto, pesquisadores a submeterem artigos que: tratem de como o ambiente privado denota e conota no contexto nacional; dissertem sobre como a construção da intimidade se realiza na literatura, inclusive para além do espaço da casa; mobilizem estudos a respeito de como esses espaços se modificam a partir da cosmovisão europeia de modernidade para cá trazida e adaptada; reflitam sobre as dimensões metonímicas e as relações interpessoais e intrapessoais que se configuram nesses ambientes; investiguem como os espaços da intimidade podem ser capturados pela formas conto e romance dos séculos XIX, XX e XXI.

     Além do dossiê temático, a Opiniães abre chamada também para as seções Tema livre (desde que relacionados ao foco e escopo da revista) e Resenhas (de livros publicados há até dois anos). A revista também recebe, em fluxo contínuo, textos para a seção Criação literária, que podem ou não dialogar com o tema do dossiê. A preparação dos manuscritos e as submissões dos textos deverão seguir as normas estabelecidas pela revista e disponibilizadas no nosso site. A chamada de trabalhos se inicia em 1º de julho de 2025 e se encerra no dia 31 de julho de 2025. A edição está prevista para ser publicada em dezembro de 2025. Para mais informações e submissão dos textos, visite o site: https://revistas.usp.br/opiniaes

 

Gustavo Milano, Murilo Casacio e Paula Rocha

Editores Opiniães n. 27