Chamada de trabalhos: Opiniães n. 28
Em 2026 comemoramos o octogésimo aniversário de Sagarana (1946) e o septuagésimo aniversário de Corpo de Baile (1956) e Grande Sertão: Veredas (1956). João Guimarães Rosa é hoje um dos maiores nomes de nossa história literária, sendo internacionalmente reconhecido como um dos autores incontornáveis do século XX. O que também se notabiliza em nosso país é a fortuna crítica de sua obra, pois Guimarães Rosa segue como um dos autores mais estudados e difundidos no Brasil. Destaca-se, por exemplo, o Banco de Dados Bibliográficos João Guimarães Rosa (https://sgpa.webhostusp.sti.usp.br/index.php?s=grosa), elaborado e hospedado pela Universidade de São Paulo (USP), criado com a missão de catalogar os trabalhos realizados sobre a obra do autor (Castro, 2022). Atualmente, o Banco registra mais de 6 mil documentos, marca definitiva da importância e do volume da crítica rosiana.
No início dos anos 2000, em seu grandesertao.br (2004, p. 19-20), Willi Bolle indicou cinco grandes eixos temáticos da crítica rosiana consolidados até então, são estes: 1) “Estudos linguísticos e estilísticos”; 2) “Análises de estrutura, composição e gênero”; 3) “Crítica genética”; 4) “Interpretações esotéricas, mitológicas e metafísicas”; 5) “Interpretações sociológicas, históricas e políticas”. Esses repertórios sinalizam trajetórias já percorridas, mas também podem ser úteis para reavaliarmos as obras, num movimento pendular. Este duplo movimento, de revisão e prospecção, nos leva à reflexão sobre os aspectos contemporâneos da fortuna crítica de Guimarães Rosa, visto o advento cada vez maior de novas abordagens críticas. Portanto, julgamos oportuno o momento para pensarmos os caminhos que se abrem à crítica rosiana a partir de agora, bem como revisitá-la a fim de compreendê-la em nossos dias.
A Opiniães: Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (Qualis B3, e-ISSN 2525-8133) anuncia a abertura da chamada de textos para o dossiê temático “80 anos de crítica rosiana: revisões e prospecções”. Convidamos pesquisadores a enviarem textos que reflitam acerca de temas como:
- Revisão de figuras críticas e abordagens já consagradas acerca da obra rosiana;
- A obra de Guimarães Rosa e abordagens críticas contemporâneas;
- Promoção da leitura da obra e da fortuna crítica rosiana (grupos de leitura, organização de dados e informações, arquivos etc);
- Análise de adaptações e outros desdobramentos intermidiáticos a partir da obra rosiana;
- Processos e elaborações editoriais da obra de Guimarães Rosa.
Além do dossiê temático, a Opiniães abre chamada para as seções Tema Livre e Resenhas. A revista também recebe, em fluxo contínuo, textos para a seção Criação Literária, que podem ou não dialogar com o tema do dossiê. A submissão e a preparação dos manuscritos deverão seguir as normas estabelecidas pela revista e disponibilizadas em nosso site.
A chamada de trabalhos inicia em 04 de fevereiro de 2026 e se encerra em 11 de março de 2026. Para mais informações, visite o site: https://revistas.usp.br/opiniaes/pt_BR.
Lucas Motta, Ana Saggese, e João Victor Pereira Araújo
Editores Opiniães n. 28