"Quem conta um conto aumenta um ponto": a tessitura de várias histórias em "Quatro histórias", de Walter Benjamin, e "A quinta história", de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2011.114631Palavras-chave:
Clarice Lispector, Walter Benjamin, Sigmund Freud, contoResumo
Este trabalho analisa, comparativamente, os contos “Quatro histórias”, de Walter Benjamin, e “A quinta história”, de Clarice Lispector, a fim de deslindar o enredo dessas narrativas. O objetivo deste ensaio é examinar a estrutura desses contos e a composição dos personagens de modo a concebê-los como uma alegoria da condição humana, que é permeada pelo estranho e pelo mal-estar na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.