Violência, crueldade e desigualdade social na literatura brasileira contemporânea: De gados e homens, de Ana Paula Maia, e O matador, de Patrícia Melo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2017.137787Palavras-chave:
Literatura brasileira, Violência, Ana Paula Maia, Patrícia MeloResumo
Desde o período colonial, a violência é constitutiva da cultura brasileira, sendo atrelada à sociedade sob diferentes formas. Diante disso, entende-se que a literatura pode ser uma ferramenta importante para a reflexão acerca dessa realidade, na medida em que reflete contextos de sofrimento e pode problematizá-los. Este artigo objetiva analisar os romances contemporâneos O matador, de Patrícia Melo (1995), e De gados e homens, de Ana Paula Maia (2013), buscando compreender como a crueldade e a desigualdade social são abordadas na constituição das narrativas, bem como a ocorrência de uma construção formal articulada ao conteúdo social representado. Para este fim, os trabalhos teórico-críticos de autores como Calegari, Ginzburg, Adorno e Arendt foram importantes para abordar a literatura contemporânea, a violência e sua relação. Com base na análise, verifica-se que as obras são relevantes para problematizar situações reais de violência, revelando uma face cruel, desigual e egoísta dos sujeitos, relacionados não só à figura do assassino, mas também a toda sociedade responsável pela formação da conduta humana. Isso se reflete também na linguagem, em que se revela uma escrita ora fragmentada entre fala de personagem e pensamentos, como no primeiro texto, ora rápida e relacionada com narrativas cinematográficas, como no segundo.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: BENJMAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos. Traduções de José Lino Grünnewald... [et al.]. 2. ed São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 269-273.
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland... [et al]. Análise estrutural da narrativa. Tradução de Maria Zélia Barbosa. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 19-62
______. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense,1994. p. 197-221.
CALEGARI, Lizandro Carlos. Uma estética fragmentária: a perspectiva crítica em "Zero" e a organização da linguagem literária. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 13, p. 165-175, 2011.
______ . A história como trauma: representação de guerra em "A rosa do povo", de Carlos Drummond de Andrade. In: IV Seminário Roa Bastos de Literatura, 2009, Florianópolis. IV Seminário Roa Bastos de Literatura. UFSC: UFSC, 2009.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
CHAUÍ, Marilena. Ética e violência. Teoria e Debate, 39 ed., 1998. Disponível em: <http://www.teoriaedebate.org.br/index.php?q=materias/sociedade/etica-e-violencia&page=0,0>. Acesso em: 29 jul. 2017
FARACO, Carlos Alberto. O matador de Patrícia Melo: uma abordagem bakhtiniana. Itinerários, Araraquara, n. 12, p. 21-31, 1998.
GARBERO, Maria Fernanda. A brutalidade como lugar: os bastardos de Ana Paula Maia. LL Journal, Nova Iorque, n. 10, v. 2, 2015.
GINZBURG, Jaime. A violência constitutiva: notas sobre autoritarismo e literatura no Brasil. Letras, Santa Maria, n. 18/19, p. 121-144, jan./dez., 1999.
______. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas: Quaderni di letterature iberiche e iberoamericane, Milão, n. 2, p. 199-221, 2012.
MAIA, Ana Paula. De gados e homens. Rio de Janeiro: Record, 2013.
MELO, Cimara Valim de. O lugar do romance na literatura contemporânea. 2010. 278 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2010.
MELO, Patrícia. O Matador. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PELLEGRINI, Tânia. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil de hoje. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 24, p. 15-34, julho/dez., 2004.
PEREIRA, Olga Arantes. Cinema e Literatura: dois sistemas semióticos distintos. Kalíope, São Paulo, ano 5, n. 10, p. 42-69, ago./dez., 2009.
SCHOLLHAMMER, Karl. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.